São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT tenta estabelecer 'hegemonia' gaúcha

Partido cresce no RS

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O PT pode ser o primeiro partido no Rio Grande do Sul a governar ao mesmo tempo Porto Alegre e as duas principais cidades do interior do Estado, Caxias do Sul e Pelotas, desde o final do regime militar.
O partido elegeu Raul Pont prefeito da capital gaúcha já no primeiro turno.
No próximo dia 15, disputa as prefeituras de Caxias do Sul, com Pepe Vargas, e Pelotas, com Fernando Marroni.
A candidata derrotada do PSDB à prefeitura da capital gaúcha, Yeda Crusius, diz que, se o PT vencer também nessas duas cidades, sai fortalecido para a eleição estadual de daqui a dois anos.
Ela acredita, porém, que Germano Rigotto, candidato do PMDB em Caxias do Sul, e Anselmo Rodrigues, que concorre pelo PDT em Pelotas, têm condições de vencer os adversários petistas.
Reorganização
A cientista política Céli Pinto, professora do pós-graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), afirma que o PT "nacional" se "reorganizará" a partir de sua seção gaúcha, caso Vargas e Marroni vençam e a candidata Luiza Erundina perca em São Paulo.
"A crise do sindicalismo, provocada pela diminuição dos empregos, e a migração de intelectuais para o PSDB enfraqueceram o PT em São Paulo", diz ela.
Céli diz que, do PT gaúcho, "deverá surgir um partido mais intelectualizado, um PT não CUT, menos sindical".
A cientista política prevê que as duas principais lideranças do PT-RS, Olívio Dutra e Tarso Genro, deverão crescer em termos nacionais nos próximos dois anos.
Um deles deverá ser o candidato do partido a governador em 98.
Para Céli Pinto, o crescimento do PT, que governa oito cidades e venceu em 3 de outubro em 25 municípios, entre os quais Alvorada, Viamão e Gravataí, na região metropolitana, levará outros partidos a se unirem contra ele em 98.

Texto Anterior: PDT e PT aumentam a troca de acusações no horário da TV
Próximo Texto: Alceu e Elba apóiam PMDB; Lula, o PDT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.