São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

www.diversão.sp

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Bares, restaurantes, teatros, cinemas e museus invadiram a Internet. Está cada vez mais fácil programar o lazer na cidade pela rede mundial de computadores.
Para começar, está disponível uma grande variedade de roteiros culturais. No Universo Online (http://www.uol.com.br/roteiro/roteiro.htm), empresa do Grupo Folha em processo de fusão com o Brasil OnLine, do Grupo Abril, por exemplo, é possível acessar a programação do Acontece e da Revista da Folha.
A programação é muito mais completa -ou seja, sem as limitações de espaço do jornal.
Em breve, o UOL estará colocando na rede informações dos roteiros da "Veja São Paulo", "Veja Rio" e do jornal "O Dia".
Há, também, os guia disponíveis só via Internet. O Sampa On Line (http://www.axisnet.com.br/sampa/) traz endereços e horários de funcionamento de videolocadoras, choperias e cafés.
O Guia Internet de São Paulo (http://www.guiasp.com.br/) oferece até a possibilidade de comprar flores. Reúne endereços e horários de funcionamento de mais de 550 restaurantes, além de informações sobre cinemas, teatros, hotéis e videolocadoras.
Vários bares e restaurantes já se ligaram à rede. A maioria mostra cardápios, endereços e fotos.
Mas alguns oferecem descontos. Imprimir a página do restaurante "O Compadre" (http://www. ruralnet.com.br/), por exemplo, dá direito a 10% de desconto. Para o "Menestrello" (http://www. sti.com.br/menestr/), o processo é ainda mais simples: basta dizer ao maître ter visto o site para ganhar uma garrafa de vinho no almoço ou jantar com acompanhante.
Já a página do Bar des Arts (http://www.netpoint.com. br:80/desarts/) tem, como principal atração, links (ligações) com outros sites. A escolha é feita por área de interesse: automóveis, cultura, lazer, música etc.
A Internet ficou famosa por belos sites de museus estrangeiros, como o Museu do Prado, de Madri, o Museu do Louvre, de Paris, e o Metropolitan, de Nova York.
Mas é possível, também, acessar exposições e museus paulistanos.
As páginas da Bienal e do "Antarctica Artes com a Folha" estão disponíveis no Universo Online.
E o site da USP (http://www.usp. br.geral/musebli.html) dá acesso ao Museu de Arqueologia, Museu de Zoologia, Museu Paulista, Museu do Instituto de Estudos Brasileiros e Museu de Arte Contemporânea. De todos, o MAC é o mais atraente. Apresenta as exposições de 95 e 96, com informações e ilustrações de obras de artistas como Brecheret e Antonio Gomide.
O Espaço Cultural Dialdata dá acesso ao site da Casa das Rosas (http://www.dialdata.com.br/casadasrosas). Nele, é possível encontrar ilustrações e textos sobre exposições ocorridas no local, como, por exemplo, "O Mundo de Mário Schenberg".
Até o tradicional bairro do Bixiga já se ligou na rede (http://www. bixiga.com.br/). O site reúne notícias e informações sobre o Museu do Bixiga, a escola de samba Vai-Vai e a Santa Achiropita, padroeira do bairro.

Texto Anterior: A dor do feto dentro do útero
Próximo Texto: Página de cervejaria abre portas de cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.