São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita do Oriente

RITA LOBO

Engenheiro de som e gourmet, Seigen Ono, desenvolve um guia pessoal dos melhores restaurantes do mundo
Japonês com rodinha no pé, Seigen Ono (pronuncia-se Seiguen), fez das suas anotações um guia pessoal de restaurantes. Diz a lenda que uma editora já chegou a oferecer fortunas pelos seus direitos, mas, além de pessoal, o guia é particular. Só os amigos, e muito íntimos, é que têm direito a uma cópia. O guia chega sempre num disquete, e as correções anuais, via fax. Entre os melhores do mundo estão: Union Square Cafe, em Nova York, Brasserie D, em Tóquio, e o Fasano, que, além da comida, tem uma "acústica sem igual".
E ele deve saber o que está dizendo. Seigen é um dos engenheiros de som mais bem conceituados do Japão. Compositor apaixonado pelo Brasil, fundou uma gravadora chamada Saideira Records (pronuncia-se Saideila Lecords, né?).
Compara instrumentos a ingredientes e temperos a músicos e diz que, na essência, compor e cozinhar são muito parecidos. Cozinheiro tarimbado, é conhecedor de várias culturas gastronômicas e faz há muito tempo o que hoje virou moda. Imagine a precisão japonesa aliada à sofisticação francesa, com a sensibilidade italiana e a generosidade brasileira. Assim é a cozinha, e a música, de Seigen san. Uma fusão total.

Marinado para carpaccio de peixe
Receita de Seigen Ono
Ingredientes
1 xícara de óleo de oliva extravirgem
2 dentes de alho pelados
2 punhados de ervas da sua preferência
1 colher (chá) de shoyu
2 colheres (sopa) de alcaparras
sal e pimenta-do-reino para temperar

Preparo
Pique as ervas muito bem e deixe os dentes de alho inteiros. Misture todos os ingredientes e esqueça por no mínimo meia hora. Escolha algum peixe branco e fatie finamente. Se você não conseguir de jeito nenhum, peça a um sushiman amigo. Essa é uma das vantagens de nascer no Japão, até criancinha sabe fazer sashimi! Deixe marinando por no mínimo três horas e no máximo seis. Só tempere com sal e pimenta na hora de servir.

Texto Anterior: Banda lança "Cesta Básica"
Próximo Texto: Um giro pelo céu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.