São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
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Um giro pelo céu

DEBORAH GIANNINI

Com cara de helicóptero e motor de avião, o girocóptero chega a São Paulo barateando o sonho de voar
Algo parecido com o carro-voador do desenho animado "Os Jatsons" poderá
ser visto circulando pelos ares daqui a um mês.
A empresa italiana Magni Gyro acaba de trazer ao Brasil o girocóptero, mistura de helicóptero e avião que chega a custar o mesmo preço de um Honda Civic.
Além de parecer fisicamente com um helicóptero, o giro também pode aterrissar verticalmente no quintal de uma casa e é o próprio dono quem pilota.
Em modelos individuais, de cabine aberta, é possível voar com o vento no rosto. Para quem prefere mais conforto há os de cabine fechada, considerados mais aerodinâmicos, para duas pessoas, com assentos localizados um atrás do outro e duplo comando.
"Esse sistema é fundamental para aprender a pilotar", diz o engenheiro aeronáutico Fernando Almeida.
A principal diferença entre o helicóptero e o girocóptero está no funcionamento. No primeiro, o que move o rotor (popularmente conhecido como hélice) é o motor. No segundo, é o vento.
O girocóptero tem um motor, mas ele serve para dar velocidade ao aparelho e produzir vento. É o vento que vai girar o rotor.
A decolagem é igual a de um avião, mas uma pista de 50 m já é suficiente para que consiga levantar vôo.
Segurança
O fato de depender do vento para voar garante a sua segurança. "Se estiver voando a uma certa altura e o motor parar, o girocóptero consegue pousar. Isso porque o rotor gira à base de vento e, quando você o aponta para baixo, ele ganha velocidade, o que dá chance ao piloto de pousar suavemente", dia Almeida.
Criado pelos alemães durante a segunda guerra mundial, o girocóptero já foi usado no Brasil sem motor, rebocado por barcos para decolar, ou com motor de fusca. Esse novo girocóptero, que chega da Itália, é equipado com motor rotax, comum aos aviões.
Com cerca de 300 Kg no solo, ele é classificado por seu peso, como ultraleve. Por esse motivo, não exige o brevê, carta de habilitação de pilotagem, para voar. Basta o certificado de habilitação técnica, que, "com dedicação", é obtido após um curso de dez dias, no Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica.
Mas ainda não é desta vez que os carros vão poder ser substituídos na cidade. O giro não pode transitar em corredores aéreos específicos de helicóptero. Seu vôo é restrito a regiões periféricas.
De acordo com a representante da Magni Gyro no Brasil, Edda Silvestro, o girocóptero alcança até 4000 m de altitude e voa a uma velocidade média de 185 km por hora. "Ele é muito procurado por fazendeiros, pois vem com pulverizador. Hospitais e pessoas que voam como hobby também se interessam", diz Edda. Segundo ela, em duas semanas de divulgação, já foram feitos cerca de 150 pedidos do girocóptero. O prazo de entrega é de 30 a 45 dias.

Onde encontrar: Swiss Group (Magni Gyro). Tel. 5666-6712

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