São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
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Fábrica de Curitiba adota conversão

Ma Maison quer ter 40 unidades em 4 anos

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com nove lojas franqueadas e 20 anos de trabalho na fabricação de móveis, a Movax, dona da marca Ma Maison, de Curitiba (PR), está programando a ampliação de sua rede.
Max Veille, 60, franqueador, afirma que, inicialmente, a ampliação será feita pela conversão de lojas independentes que já compram os produtos da empresa -sistema também conhecido como franquias de conversão.
"Cada caso será estudado. Mas, em geral, eles irão passar a usar a logomarca ao mesmo tempo em que irão entrando no sistema", afirma ele.
A meta da Movax é chegar a 40 franquias em até quatro anos. "Nosso objetivo é chegar às principais capitais e grandes cidades do país", afirma Veille.
As lojas Ma Maison vendem móveis modulares. São um dos fornecedores das lojas Tok Stok. Veille afirma que são cerca de 50 peças básicas, que podem formar vários conjuntos diferentes.
O investimento inicial em uma unidade Ma Maison com cerca de 200 m², segundo Veille, é de R$ 50 mil, fora o ponto.
Estoque
Para reduzir os custos do empreendimento, as lojas da marca não trabalham com estoques.
O lojista deve montar um showroom e vender os móveis mediante pedido.
A taxa de franquia é de R$ 10 mil, já incluída no valor do investimento inicial. A empresa não cobra taxa de royalties.
A taxa de propaganda é de 4% sobre o faturamento da loja.
Segundo Veille, a previsão de faturamento varia entre R$ 80 mil e R$ 120 mil por mês, dependendo do ponto comercial.
"Com esse faturamento, o franqueado tem entre 8% e 10% de lucro líquido", diz.
(NR)

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