São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Como montar uma loja de tintas? Valdimir Nogueira de Siquiera (Jacareí, SP) O setor de revenda de tintas é concorrido, mas o empreendedor pode prosperar nesse mercado definindo bem o público e região que pretende atingir. A escolha do ponto de venda é decisivo para o sucesso do empreendimento. Procure um ponto, de preferência com estacionamento, em local de grande movimento e fácil acesso. A área do empreendimento deve ser de 50 m2 a 60 m2. O espaço deve ser dividido em loja, estoque e escritório. Monte "ilhas" na loja com produtos em promoção para chamar a atenção do cliente. O investimento inicial pode variar de R$ 55 mil a 65 mil -incluindo móveis, balcão e um estoque inicial com diversos itens. O retorno do investimento é estimado em 24 meses, e o custo fixo fica em R$ 2.900 por mês. Para aumentar o controle e a eficiência, o empreendedor pode adquirir programas de computador que gerenciam o estoque de tintas e a administração da loja. Custam em média R$ 1.400. Atualmente, as lojas do setor trabalham com tintas exclusivas, de acordo com o gosto do cliente. Essas combinações são feitas por meio de uma máquina especial, que pode ser comprada dos principais fabricantes de tinta, e custa cerca de R$ 30 mil . Para a abertura da empresa, deve ser providenciado o registro na junta comercial, Secretaria da Fazenda e prefeitura. O empreendedor deve pesquisar, na prefeitura, exigências quanto à localização e ao alvará de funcionamento. Precisa ainda fazer registro no INSS e sindicato patronal. É necessário também pedir uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Onde encontrar - Associação dos Revendedores de Tintas: (011) 220-2391; Sebrae: 0800-780202; Unisource Sistemas: (011) 832-7180. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Sorveterias têm novidades para o verão Próximo Texto: Fábrica de Curitiba adota conversão Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |