São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Audi S8 reúne luxo e esportividade

Modelo custa US$ 180 mil

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

O Audi S8, versão esportiva do luxuoso A8, lançada no Salão do Automóvel, é um carro para poucos. Não só pelo preço (US$ 180 mil), mas por seu caráter exclusivo. É um sedã que reúne suntuosidade com esportividade. Geralmente carros dessa faixa de preço são ou mais esportivos ou mais luxuosos. O S8 é exatamente o meio-termo -ou os dois extremos ao mesmo tempo.
Veja a prova da esportividade. Tem um motor V8 4.2 de 340 cavalos (cv). Para ter uma idéia do que é isso, é quase seis vezes mais potente que o Corsa 1.0, de 60 cv. Segundo a fábrica, chega a 250 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 5,5 s.
Diferentemente de importados desse tipo (BMW série 7 ou Mercedes classe E), o S8 não raspa a dianteira em lombadas por ter a suspensão um pouco mais dura e a frente mais elevada. Mas, em piso esburacado, mantém a maciez necessária para garantir o conforto dos passageiros.
Suntuosidade
Veja agora a prova da suntuosidade. Todo o estofamento interno é de couro, o painel central tem acabamento de madeira nobre e o ar-condicionado gradua a temperatura conforme a intensidade dos raios solares.
Banco do motorista (com aquecimento), volante e espelhos retrovisores, tudo controlado eletricamente, possuem quatro memórias para ajustes individualizados.
O silêncio interno surpreende. Ao girar a chave, só as luzes no quadro de instrumentos denunciam o motor ligado.
A segurança também não ficou de fora. O S8 tem um sistema de seis airbags (bolsas de ar que inflam em colisão), sendo dois frontais (no painel) e quatro laterais (ao lado de cada porta).
Todos os S8 oferecem ainda tração nas quatro rodas -garantindo excepcional estabilidade em curvas- e câmbio mecânico de seis marchas -infelizmente, sem opção de transmissão automática.
Como era de se esperar em um automóvel de US$ 180 mil, as imperfeições são raras, como a embreagem um pouco dura, a direção leve em alta velocidade e o espelho retrovisor direito pequeno.

Próximo Texto: Mercado de vans vai ter mais cinco modelos em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.