São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de vans vai ter mais cinco modelos em 97

A antiquada Kombi é remodelada e já tem 13 concorrentes

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Há pouco mais de três anos, as vans (furgão para transporte de pessoas) eram espécies raras nas ruas brasileiras. A nossa única representante era a antiquada, mas barata, Volkswagen Kombi.
Com a abertura da importação e a invasão de mais de 20 marcas estrangeiras, o brasileiro ganhou 12 opções de vans. No 19º Salão do Automóvel, em São Paulo, outras nove foram apresentadas.
O segmento das vans pode ser dividido em dois: as mais luxuosas, voltadas para o passeio e que custam acima dos US$ 45 mil, e as mais utilizadas por empresas, que têm preço de até US$ 32 mil.
A grande vantagem das vans é o número de pessoas que elas transportam. A Hi-Topic, da Asia, por exemplo, leva até 16 pessoas.
Outras que concorrem no mesmo segmento são a Hyundai H-100, a Kia Besta e a Mitsubishi L-300. A desvantagem dessas vans é o tamanho: chegam a 5,26 m.
Entre as vans de passeio, seis marcas disputam o bolso do consumidor. A mais barata é a Mitsubishi Space Wagon, que custa US$ 47,99 mil. A Chrysler Gran Caravan, de US$ 63 mil, é a mais cara.
Essas vans mais luxuosas levam menos passageiros e são menores: medem em média 4,5 m. Mas suas linhas são mais modernas e os motores, mais potentes.
Novidades
Mostrando confiança no segmento, as marcas estrangeiras apresentaram cinco vans no salão.
A Mercedes-Benz mostrou a linha Sprinter, que chega em fevereiro para o lugar do MB 180. Será produzida na Argentina e custará menos do que seu antecessor.
A Daihatsu expôs a Move e a Gran Move. A primeira chega em maio e vai custar US$ 15 mil. Um pouco maior, a Gran Move, vem em fevereiro por US$ 28 mil.
A coreana Daewoo lançou a Damas para brigar diretamente com a Asia Towner, líder dos importados. A Towner custa US$ 12,7 mil, tem apenas 3,36 m (o Corsa tem 3,73 m) e leva sete pessoas.
A Renault estuda a importação da van Space por US$ 75 mil, para o final de 97. A marca francesa também pode trazer a van Scenic, derivada do Mégane, carro que será produzido aqui a partir de 98.
Entre as nacionais, a VW é a única a apostar nas vans, pois confirmou para março a chegada da Sharan. No Salão, a VW expôs a Caravelle, a Eurovan e a LT. Na Europa, os modelos são sucessores da Kombi, que foi apresentada com teto alto e porta lateral corrediça.

Texto Anterior: Audi S8 reúne luxo e esportividade
Próximo Texto: Honda vence corrida para carro solar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.