São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Mercado de vans vai ter mais cinco modelos em 97 A antiquada Kombi é remodelada e já tem 13 concorrentes HENRIQUE SKUJIS
Com a abertura da importação e a invasão de mais de 20 marcas estrangeiras, o brasileiro ganhou 12 opções de vans. No 19º Salão do Automóvel, em São Paulo, outras nove foram apresentadas. O segmento das vans pode ser dividido em dois: as mais luxuosas, voltadas para o passeio e que custam acima dos US$ 45 mil, e as mais utilizadas por empresas, que têm preço de até US$ 32 mil. A grande vantagem das vans é o número de pessoas que elas transportam. A Hi-Topic, da Asia, por exemplo, leva até 16 pessoas. Outras que concorrem no mesmo segmento são a Hyundai H-100, a Kia Besta e a Mitsubishi L-300. A desvantagem dessas vans é o tamanho: chegam a 5,26 m. Entre as vans de passeio, seis marcas disputam o bolso do consumidor. A mais barata é a Mitsubishi Space Wagon, que custa US$ 47,99 mil. A Chrysler Gran Caravan, de US$ 63 mil, é a mais cara. Essas vans mais luxuosas levam menos passageiros e são menores: medem em média 4,5 m. Mas suas linhas são mais modernas e os motores, mais potentes. Novidades Mostrando confiança no segmento, as marcas estrangeiras apresentaram cinco vans no salão. A Mercedes-Benz mostrou a linha Sprinter, que chega em fevereiro para o lugar do MB 180. Será produzida na Argentina e custará menos do que seu antecessor. A Daihatsu expôs a Move e a Gran Move. A primeira chega em maio e vai custar US$ 15 mil. Um pouco maior, a Gran Move, vem em fevereiro por US$ 28 mil. A coreana Daewoo lançou a Damas para brigar diretamente com a Asia Towner, líder dos importados. A Towner custa US$ 12,7 mil, tem apenas 3,36 m (o Corsa tem 3,73 m) e leva sete pessoas. A Renault estuda a importação da van Space por US$ 75 mil, para o final de 97. A marca francesa também pode trazer a van Scenic, derivada do Mégane, carro que será produzido aqui a partir de 98. Entre as nacionais, a VW é a única a apostar nas vans, pois confirmou para março a chegada da Sharan. No Salão, a VW expôs a Caravelle, a Eurovan e a LT. Na Europa, os modelos são sucessores da Kombi, que foi apresentada com teto alto e porta lateral corrediça. Texto Anterior: Audi S8 reúne luxo e esportividade Próximo Texto: Honda vence corrida para carro solar Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |