São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba escolher uma boa oficina mecânica

DA REPORTAGEM LOCAL

Na hora de procurar uma oficina mecânica, o ideal é optar por um local organizado, limpo e com profissionais qualificados.
Oficinas especializadas (em suspensão, freios, câmbio etc.) ou autorizadas (de montadoras ou autopeças) contam com mecânicos treinados para executar serviços mais específicos.
Buscar referências com parentes e amigos é fundamental na hora da escolha. É importante ficar atento aos preços de mão-de-obra e peças de reposição, que devem ser novas, nunca recondicionadas -a não ser que o cliente autorize.
Para efetuar consertos em aparelhos eletrônicos, como injeção de combustível e freio ABS (antitravamento), a oficina deve necessariamente contar com equipamentos eletrônicos capazes de rastrear panes com rapidez -chamados de "scan tools".
"Apenas aparelhos computadorizados são capazes de detectar falhas em sistemas eletrônicos modernos", afirma Hans Ravache, 49, professor de mecânica.
Para Ravache, serviços de funilaria e pintura de oficinas de concessionárias são mais garantidos.
"As autorizadas possuem melhores equipamentos do que as oficinas convencionais. O resultado costuma ser bem melhor."
Outros serviços, como regulagens de motor, freio, câmbio e suspensão, segundo Ravache, podem ser efetuados em oficinas especializadas. "Fica mais barato para o motorista", diz.
O preço cobrado pela mão-de-obra em oficinas autorizadas costuma ser, em média, o dobro do valor das oficinas convencionais.
Garantia
O Procon (órgão de defesa do consumidor) pede que o motorista solicite orçamento prévio com valores de peças e mão-de-obra, condições de pagamento e prazos de início e término do serviço.
Outro cuidado é anotar o nível de combustível, verificar riscos e amassados na pintura e retirar todos os objetos do veículo.
"Em último caso, vá a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência", adverte Selma.
O Código de Defesa do Consumidor determina uma garantia legal de 90 dias para qualquer serviço efetuado -mesmo que a oficina determine um prazo inferior.
O órgão recebeu, entre janeiro e julho deste ano, 725 consultas sobre oficinas mecânicas, sendo 219 reclamações contra serviços efetuados. O Procon mantém um serviço telefônico que informa sobre empresas que têm reclamações registradas junto ao órgão.

Cadastro do Procon - tel. (011) 231-5700

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Picape é a paixão dos "agroboys"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.