São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Operação carinho; Melhor dos mundos; Salvo-conduto; Apoio de risco; Oposição interna; Navio fantasma; Falando para os xiitas; No vácuo de Brizola; Noite de autógrafos; Vexame público; Palpite infeliz; Prova de resistência; Faltam cadeiras; Buraco aberto; Ver para crer; Conhecimento de causa; Caso italiano

Operação carinho
De olho no apoio de Sarney à emenda da reeleição, o Planalto não economiza mesuras para agradar o presidente do Senado. Por decisão de FHC, é Sarney quem vai representá-lo na entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Melhor dos mundos
FHC descobriu o ministro ideal. O interino. Como quer ficar, não reclama, trabalha feito um condenado para mostrar serviço e não vive chorando por mais verbas pela imprensa.

Salvo-conduto
FHC leva Pelé a tiracolo na viagem que fará à África do Sul, no final do mês. Está programada, mas ainda não acertada, uma visita do presidente e do ministro a Soweto, palco das rebeliões de negros contra o apartheid.

Apoio de risco
Em baixa na eleição para prefeito de Belo Horizonte, o governador Eduardo Azeredo (PSDB) avisou o Planalto que apóia a indicação do tucano Carlos Mosconi (MG) para a Saúde.

Oposição interna
Provocada pela bancada federal, a direção do PFL deve rediscutir a decisão que tomou contra o fim do tíquete-refeição. "Não nos opomos ao auxílio, mas somos contra a moeda paralela", diz José Carlos Aleluia (BA).

Navio fantasma
A reforma política anunciada pelo senador Sérgio Machado (PSDB-CE) padece de falta de vontade do Congresso. Há cerca de um ano a Câmara instalou uma comissão para tratar do voto facultativo. Até agora, nada.

Falando para os xiitas
Eventual opção do PT a Lula, em 98, Tarso Genro é contra a aliança com FHC pregada pelos governadores Cristovam Buarque (DF) e Vitor Buaiz (ES). "Eles vivem um momento de transição muito difícil", diz.

No vácuo de Brizola
O governador Jaime Lerner (PDT-PR) viajou a semana passada pelo Sul e nesta semana vai ao Nordeste. Pede votos para os candidatos do partido e tenta alargar seu espaço político.

Noite de autógrafos
O economista André Lara Resende lança o livro "Bolhas e Pêndulos", quarta às 18h30, na Livraria Cultura, em São Paulo.

Vexame público
O Tribunal de Justiça da Paraíba rejeitou ação de magistrados contra as sessões de julgamento públicas a que estão submetidos, caso único no Brasil.

Palpite infeliz
FHC não gostou nada da idéia de Sérgio Motta para a volta de Serra ao governo: nas Comunicações, com Serjão indo para a Saúde. Mas, como das outras vezes, fica tudo por isso mesmo.

Prova de resistência
Elogiado por FHC, o jato EMB-145 da Embraer que levou a comitiva presidencial ao Chile fez uma vítima: Serra (PSDB-SP) não viu que a porta dele era baixa e enfiou a testa na fuselagem.

Faltam cadeiras
Célio de Castro (PSB), líder disparado nas pesquisas em Belo Horizonte, já tem problemas para formar o secretariado: a colizão que o apóia conta com 14 partidos, do PC do B ao PFL.

Buraco aberto
O deputado estadual Cesar Callegari (PMDB) prepara ação direta de inconstitucionalidade contra orçamento de Covas para 97. Ele argumenta que faltam R$ 2.046 mi no total que por lei deveria ser destinado à Educação.

Ver para crer
O coordenador tributário da Fazenda paulista, Clóvis Panzarini, duvida que os Estados que anunciaram adesão ao imposto único para microempresas manterão a decisão. "Ou não leram ou ainda não entenderam a MP."

Conhecimento de causa
O relator do projeto de lei sobre porte de armas que tramita no Congresso, Roberto Jefferson (PTB-RJ), recuperou as 23 armas de sua coleção, que haviam sido roubadas recentemente.

Caso italiano
Na defesa do voto facultativo, o senador Sérgio Machado diz que é a regra nas democracias mais estáveis da América. Na Europa, só é compulsório na Itália, que "não é exemplo de estabilidade política".

TIROTEIO
De Milton Temer (PT), sobre os debates no Rio entre os candidatos Sérgio Cabral (PSDB) e Luiz Conde (PFL) e entre Ciro Gomes e Cesar Maia:
- É a melhor campanha que poderíamos ter pelo voto nulo.

Próximo Texto: Diferença sutil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.