São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

"Pool" de empresas socorre a Orplan

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um "pool" de administradoras de consórcios montou operação inédita de socorro para evitar a quebra da Orplan -Organização e Planejamento Ltda., empresa do ex-presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), Egídio Airton Modolo.
Em março último, a fiscalização do Banco Central identificou atrasos na entrega de bens e supostas irregularidades graves nos negócios da empresa de Modolo, que tem sede em São Paulo.
Durante 14 anos ele presidiu a Abac, que representa 450 consórcios de todo o país. O setor movimentou R$ 4,8 bilhões no ano passado e responde por 21,7% das vendas de veículos (automóveis e utilitários).
Custos divididos
A Abac temia uma corrida de clientes prejudicados e um desgaste para o sistema de consórcios semelhante ao provocado pela quebra do Banco Econômico.
Desde junho, 15 consórcios estão dividindo os custos para garantir a entrega de veículos e eletrodomésticos aos consorciados da Orplan.
Essas 15 empresas se comprometeram a desembolsar um volume global de até R$ 3 milhões para regularizar a entrega dos bens aos consorciados contemplados.
Queixas
A operação contou com a concordância informal do BC, que, em relatório interno, considerou ser essa "uma iniciativa pioneira" (a fiscalização do BC havia pedido a liquidação extrajudicial do consórcio).
Mas o sigilo sobre esse auto-socorro evidencia a tentativa de não ver agravada a imagem negativa causada por outras quebras de administradoras (como a Garavello).
Os consórcios são alvo de queixas nos órgãos de defesa do consumidor por casos de atraso na entrega de bens, taxas elevadas e má aplicação dos recursos.

LEIA MAIS sobre o socorro à Orplan na pág. 2-6

Próximo Texto: Justiça investiga Modolo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.