São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça investiga Modolo

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os primeiros problemas na Orplan foram detectados numa inspeção do Banco Central em meados do ano passado. Coincidentemente, foi nesse período que Egídio Airton Modolo saiu de cena.
Numa sucessão discreta, Vitor César Bonvino assumiu em abril de 95 a presidência da Abac.
Tramita na Justiça, em São Paulo, inquérito criminal contra Modolo, por suspeita de uso irregular de recursos do consórcio. A Orplan sofre execuções fiscais (processos por não pagamento de impostos).
Esses fatos são anteriores às supostas irregularidades que levaram ao afastamento de Modolo da Orplan.
Era prática comum os consórcios, para garantir o preço dos bens, fazerem o pagamento antecipado dos produtos que seriam entregues aos consorciados.
No caso de Modolo, há suspeitas de que essas antecipações foram feitas a uma concessionária de veículos e a uma distribuidora de eletrodomésticos ligadas à Orplan - o que seria ilegal.
Modolo, segundo amigos e familiares, sofreu um derrame meses depois de afastar-se da empresa. A Abac mantém reuniões mensais - espécie de prestação de contas informal - com o filho do empresário, Egídio Airton Modolo Jr.
Procurado pela Folha, Modolo Jr. disse que desconhecia as investigações e maiores detalhes sobre a operação da Abac. "Eu participei pouco dessas negociações", disse.
(FV)

Texto Anterior: "Pool" de empresas socorre a Orplan
Próximo Texto: Viva a diferença - 1; Viva a diferença - 2; Almoço de negócios; Promoção premiada; Prevendo inadimplência; Aos pedaços; Olho no computador; Cadeira vaga; Trabalho incentivado; Superando a meta; Plano de expansão; Alta costura; Cuidando dos inimigos; A seu dispor; Nova onda; Bacalhau natalino; Marcando passo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.