São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996 |
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Trocar pneu de carro parece difícil, mas é só chato
ALESSANDRA KIANEK
Coloque o triângulo vermelho a uns cinco metros de distância do carro (na parte de trás, claro) e deixe à mão as ferramentas necessárias: a chave de roda, o macaco, chave de fenda e o estepe. Tire a calota com a chave de fenda. Com a chave de rodas, desaperte os parafusos, sem tirá-los totalmente. Se estiver muito duro, apóie no carro e bata com o pé na chave, aconselha o mecânico Francisco de Assis Ribeiro. Alguns carros têm uma marca que indica onde encaixar o macaco. Pode ser a uns 10 ou 15 centímetros de distância do pneu e uns 4 dedos para dentro. Para o macaco não deslizar, segure-o com uma mão e, com a outra, gire a manivela até o pneu sair do chão. Tire os parafusos e o pneu furado. Nunca sente no chão com as pernas embaixo do carro. Se o macaco sair do encaixe, o carro cai sobre as suas pernas. Encaixe o primeiro parafuso e, com a mão mesmo, dê umas três rosqueadas. Vá para o próximo, no sentido da diagonal. Faça o mesmo com os outros dois parafusos. Assim, você evita que a roda fique fora de centro, ensina o borracheiro José Roberto de Lima. Abaixe o macaco e aperte bem os parafusos com a chave de rodas (sentido da diagonal). Agora leve o pneu furado para o conserto. Texto Anterior: Mudanças hormonais podem aumentar mama de garoto Próximo Texto: Música latina invade pistas e rádios Índice |
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