São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria tem "medinho"

MARISTELA DO VALE
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria das pessoas tem um "medinho" de avião, segundo a professora de Psicologia da PUC, Miriam Debieux. "Quando o avião chacoalha, todo mundo pensa que ele pode cair."
Já a fobia, que é um medo doentio, geralmente é causada por conflitos pessoais que acabam sendo transferidos para o aparelho.
Ela também explica que o medo é comum em pessoas que raramente voam, porque o avião não faz parte da realidade da vida delas.
"No avião, é tudo ou nada. A possibilidade de ele cair é pequena, mas, se isso ocorre, a probabilidade de sobrevivência é mínima."
Outro fator do medo de avião está associado a viagem, separação e desconhecido. "O fato de uma pessoa se separar de alguém que gosta pode ter ligação com morte."
Debieux também lembra que o passageiro de um avião não tem controle sobre o que está acontecendo. "O passageiro depende do comandante, que está submetido à máquina."
Ela acredita que o acidente da TAM pode aumentar o medo de algumas pessoas, principalmente por causa do perfil das vítimas, jovens e atuantes. "Mas, com o tempo, o medo das pessoas diminui de novo."
(MV)

Texto Anterior: Só criança não tem pavor, diz comissária
Próximo Texto: Aviação do Laos apavora até ex-corajosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.