São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 1996
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Faturamento em outubro sobe 4,13%

JACQUES CONSTANTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez no ano o faturamento do comércio em São Paulo registrou crescimento em relação a 95. Em outubro, o aumento foi de 4,13% sobre o mesmo mês do ano passado.
Em relação a setembro, o faturamento cresceu 6,2%. O resultado demonstra recuperação do setor, já que em setembro houve queda de 2,9% em comparação ao mês de agosto.
Segundo Mônica Hage, economista da FCESP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), o crescimento no faturamento esta relacionado às melhorias das condições de crédito, como prazos mais longos e juros mais baixos.
Além disso, outubro é um mês historicamente mais forte, diz.
"As vendas a crédito têm sustentado o comércio, principalmente o cheque pré-datado", afirma Mônica.
Um dos segmentos que mais contribuíram para o crescimento foi o de bens não-duráveis, principalmente o ramo de supermercados, em virtude da maior aceitação e da aplicação de prazos maiores para o pré-datado.
Queda
Apesar do resultado positivo em outubro, o faturamento do comércio deve apresentar variação negativa ao final de 96.
A FCESP prevê que esse número caia para 5% até o final do ano, em virtude do crescimento natural de dezembro, mês do Natal.
"Mesmo com a redução, os juros ainda estão altos, e o crédito ainda é escasso. O desemprego e o comprometimento da renda formam um cenário econômico contido, ruim para o comércio", afirma Mônica.
Em novembro, os números devem permanecer estáveis -historicamente, há uma pequena queda neste mês.
O Natal deve apresentar um crescimento de 10% em relação ao do ano passado.
O número, entretanto, não representa uma retomada significativa do crescimento do comércio.
"Os números de 95 foram muito ruins se comparados aos do ano anterior. Logo, essa elevação não representa muita coisa", diz Vladimir de Brito, da FCESP.
Ele prevê índices melhores para o setor em 97.
"O governo não deve aumentar as taxas de juros, em razão da dívida pública. Isso pode nos favorecer", considera.
Vendas
As vendas do comércio cresceram 10,14% em outubro se comparadas às do mesmo mês de 95.
Segundo Brito, a diferença entre o percentual de vendas e o de faturamento significa uma compressão na margem de lucro do comércio.

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