São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isto é Pitta

"Lá vai a piada: não vote em branco, vote em Pitta."
1946 - Celso Roberto Pitta do Nascimento nasce no Rio, no dia 29 de setembro. É o primeiro filho do comerciante de automóveis Vitor Pitta do Nascimento e da professora de desenho Zuleika da Rocha Pitta do Nascimento.
1968 - Forma-se em economia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
1969 - Economista do Ministério do Planejamento, primeiro trabalha na subsecretaria de Assuntos Internacionais.
1970 - No Ipea (Instituto de Planejamento Econômico e Social), do Ministério do Planejamento, trabalha nos primeiros estudos para o 1º Plano Nacional de Desenvolvimento, no setor de transportes.
1971 - Com licença remunerada do Ministério do Planejamento, conclui, na Universidade de Leeds, na Inglaterra, o mestrado em economia dos transportes, defendendo tese sobre a estrada Transamazônica. Casa-se, em Londres, com Nicéia Camargo.
1974 - Ainda no Ministério do Planejamento, trabalha no grupo encarregado da elaboração do 2º Programa de Construção Naval (1975/79). Em maio, um mês antes de se desligar formalmente do cargo, assume o cargo de diretor de controle e planejamento do estaleiro Mauá.
1980 - Conclui na Universidade Harvard, em Boston (EUA), o mestrado em administração.
1981 - Assessor financeiro da Global Transporte Oceânico.
1982 - Diretor administrativo da Casa da Moeda do Brasil.
1985 - Diretor de controle da Transroll Navegação.
1987 - Em março, muda-se para São Paulo, onde ocupa o cargo de diretor financeiro da Eucatex, empresa da família Maluf. O convite para o cargo foi feito por Roberto Maluf, irmão de Paulo Maluf.
1992 - É aceito como cônsul honorário do reino do Lesoto em São Paulo. No penúltimo dia do ano, é convidado pelo então prefeito eleito Paulo Maluf para o cargo de secretário das Finanças do município.
1995 - Por sugestão de Maluf, filia-se no PPR, que posteriormente viraria o PPB. No final do ano, também estimulado pelo prefeito, lança-se pré-candidato à disputa pela Prefeitura de São Paulo.
1996 - Ao lado de outros pré-candidatos, Pitta se submete a uma série de testes e pesquisas e, no início de abril, é escolhido por Maluf como o seu candidato à prefeitura. Aparece nas primeiras pesquisas eleitorais com 2%, 3% das intenções dos votos. No dia 3 de outubro, no primeiro turno, obtém mais de 48% dos votos válidos.

O que falam dele
"Paulo Maluf trabalhou para o regime militar, consolidou o autoritarismo, foi a favor da censura à imprensa. E o que Pitta fez na vida? Foi um bom administrador? De quê? Da Eucatex, a empresa do prefeito? Ele era boy da empresa? Era executivo ou o cara que operava o caixa do prefeito?" - Sérgio Motta, ministro das Comunicações
"Não podemos eleger um produto, um iogurte."
Sérgio Motta, ministro das Comunicações

"Pitta é o Collor. Tem base na propaganda e na realidade virtual."
José Serra, então candidato do PSDB à Prefeitura

"Celso Pitta diz ter a pele negra, mas, interiormente, tem a cabeça e o comportamento de um branco safado."
Luiza Erundina, candidata do PT à Prefeitura

Texto Anterior: Pitta, candidato de laboratório, deve ser o 1º negro eleito prefeito de SP
Próximo Texto: PROMESSAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.