São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf faz queixa-crime contra Motta

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), entrou com queixa-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro Sérgio Motta (Comunicações).
O pepebista o acusa de ter cometido supostos crimes de calúnia, injúria e difamação por declarações dadas durante a campanha eleitoral em São Paulo.
A queixa-crime, pela abertura de uma ação penal privada, está fundamentada em 11 entrevistas de Motta a emissoras de rádio e TV e uma à Folha. Em todas, Motta critica o prefeito e sua vida pública.
As gravações das entrevistas em fitas de vídeo e cassete acompanham o documento de 57 páginas em que Maluf diz ter sido atacado.
O ministro Maurício Corrêa foi escolhido por sorteio para ser relator da matéria. Se decidir pelo seu prosseguimento, deverá notificar o ministro das Comunicações para que confirme ou não as declarações no prazo de 15 dias.
Caberá ao plenário do STF deliberar sobre a abertura da ação penal privada, após parecer da Procuradoria Geral da República.
A Lei de Imprensa prevê prisão por crimes de calúnia (atribuição falsa de crime), difamação (ofensa à reputação) e injúria (ofensa à dignidade e decoro). O mais grave, de calúnia, implica prisão de seis meses a três anos.
A pena poderá ser maior se o STF, após abrir a ação penal, acolher os argumentos sobre a eventual cumulatividade dos crimes e a suposta existência de agravantes.
O advogado Saulo Ramos, que representa Maluf na ação, sustenta serem agravantes a repetição das acusações e a virtual utilização do cargo para dar as declarações.
Na queixa-crime, o prefeito dá destaque a uma declaração de Sérgio Motta: "Em cada lugar que o Maluf passa, deixa um escândalo. É uma figura abjeta, nojenta da vida pública brasileira".
Motta informou, por sua assessoria, que analisará a queixa-crime e que aguardará a decisão do STF.

Texto Anterior: Maia contestará privatização do Banerj
Próximo Texto: Para Motta, prefeito é líder ultrapassado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.