São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Base do governo troca relator da reeleição

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O medo de expor a fragilidade da base do governo neste momento com relação ao apoio à emenda que permite a reeleição de Fernando Henrique Cardoso provocou ontem a troca do relator da proposta, deputado José Múcio Monteiro (PFL-PE).
Ontem mesmo foi indicado o novo relator, o jornalista e deputado federal de primeiro mandato Vic Pires Franco (PFL-PA), 36.
Hoje seria feito o primeiro teste de apoio à emenda, com a votação pelo plenário do pedido de afastamento de José Múcio feito pelo PT.
O PT tentava a anulação da indicação de José Múcio com base nas normas de funcionamento da Câmara. O regimento proíbe o autor de um projeto de ser o seu relator.
O partido argumenta que Múcio tornou-se autor da emenda ao assinar o projeto do deputado Mendonça Filho (PFL-PE).
O governo temia que a votação de hoje não se limitasse à questão do regimento e antecipasse um resultado "débil" ou mesmo negativo sobre a proposta da reeleição.
"A base (governista) não foi totalmente trabalhada. Não conversamos com todos os deputados. A discussão seria prematura", afirmou o líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE).
Pelos números do governo, 280 deputados (do total de 513) estão a favor do projeto. O número ainda é insuficiente para a aprovação da emenda, que precisa de 308 votos.
Na votação prevista para hoje, a oposição é que precisaria ter a maioria de votos -de um mínimo de 257 votantes- para suspender a indicação. Mesmo assim, os governistas preferiram não arriscar.
Outro fator que pesou na decisão foi a incerteza do procedimento dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O PT já havia anunciado que recorreria ao Supremo caso perdesse na Câmara.
Os governistas temiam que a simples troca do relator, no caso de decisão provisória (liminar) desfavorável do STF, não resolvesse a questão, provocando atraso na tramitação da emenda.
A decisão de substituir o relator foi tomada durante reunião entre o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-PE), José Múcio e Inocêncio.
Antes de chegar à Câmara, José Múcio esteve com o vice-presidente Marco Maciel (PFL-PE).
Como o relator anterior, Vic Pires Franco também é favorável à possibilidade de reeleição para presidente, governadores e prefeitos, sem a necessidade de afastamento do exercício da função.
"Vamos votar a emenda como a apresentada pelo deputado Mendonça Filho. Limpa, sem penduricalhos", disse Inocêncio.

Texto Anterior: Para Motta, prefeito é líder ultrapassado
Próximo Texto: PPB quer presidir a Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.