São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta 'testa' o Fura-Fila no Reino Unido

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O prefeito eleito de São Paulo, Celso Pitta, 50, vai "ver e experimentar o Fura-Fila" hoje na cidade de Leeds (Reino Unido).
"Quero passear pessoalmente no Fura-Fila e conversar com ex-professores sobre o projeto", disse ontem Pitta, que estudou na cidade, à Folha.
Na Universidade de Leeds, uma das maiores do Reino Unido, Pitta cursou mestrado em Economia dos Transportes entre outubro de 1970 e setembro de 1971.
O prefeito eleito chegou anteontem a Londres acompanhado da mulher, Nicea, e do presidente da SP Transportes (empresa que gerencia o sistema paulistano), Francisco Christovam.
Leeds (250 km ao norte de Londres) tem cerca de 750 mil habitantes e está testando um projeto de ônibus sobre trilhos desde o ano passado -apelidado pela campanha de Pitta de Fura-Fila.
"Queremos aproveitar a experiência deles e não repetir os erros", afirmou Christovam.
Se ainda houver dúvidas sobre o sistema após a visita de hoje, Pitta pretende enviar Christovam a Ipswich (sul da Inglaterra), onde também funciona outro sistema de Fura-Fila. Há, segundo ele, outras missões na Austrália e nos EUA "colhendo informações".
Segundo Christovam, o projeto já está pronto e foi enviado para o gabinete do prefeito Paulo Maluf. Ele ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.
O Fura-Fila paulistano será uma concessão do governo municipal a uma empresa privada, escolhida por licitação pública.
Nova lua-de-mel
O prefeito eleito fica no Reino Unido até amanhã às 11h, quando embarca para Paris, onde permanecer por cinco dias. Depois, segue para Nova York. "Quero relaxar porque depois serão quatro anos sem parar", disse.
Essa é a primeira vez que ele e a mulher voltam a Londres desde o início dos anos 70. Foi lá que se casaram há 25 anos. "Nada como passar a segunda lua-de-mel com o prefeito", disse Nicea.
Depois de casar, eles foram morar em Leeds. Hoje, o casal pretende rever a casa que habitaram.
O prefeito eleito também pretende conversar com o seu ex-professor e atual reitor da universidade, Peter McKie.
Programa turístico
Ontem, eles fizeram um programa tipicamente turístico. Pela manhã, foram à Abadia de Westminster, ao Parlamento e ao museu de cera Madame Tussaud.
À tarde, passearam pela Oxford Street, uma das principais ruas comerciais da cidade, e deram algumas voltas de carro. Por fim, à noite, foram assistir ao musical irlandês "River Dance".

Texto Anterior: Prefeito do Rio cassa alvará de funcionamento do Circo Voador
Próximo Texto: Estudo testa viabilidade de trem-bala de SP ao Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.