São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Múltis discutem celular digital em SP

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo está sediando, esta semana, dois encontros internacionais para discutir o futuro da telefonia celular, ou seja, a evolução dos atuais sistemas analógicos para a novíssima tecnologia digital.
O fórum iniciado ontem reúne grandes empresas norte-americanas, como AT&T e BellSouth e Southwestern Bell, que defendem a tecnologia conhecida como TDMA.
O segundo, marcado para a próxima quinta-feira, trará empresas igualmente importantes -como a Korea Mobile Telecom, Samsung, AirTouch, Motorola, NEC e Qualcomm- que investem na tecnologia concorrente, conhecida como CDMA.
A realização de dois encontros, quase simultâneos, mostra que o mercado brasileiro virou arena para uma queda-de-braço entre os fornecedores de tecnologia.
Com a venda de concessões para o serviço celular privado (Banda B) já se sabe que os consórcios vão implantar sistemas digitais e que as estatais do Sistema Telebrás terão que acompanhar essa tendência para não perderem mercado.
O encontro iniciado ontem -patrocinado pela Universal Wireless Communications (UWC)- dá uma medida da disputa. Leo Nikkari, presidente da UWC, anunciou a criação de uma rede mundial de comunicações sem fio, baseada no TDMA, e disse que o CDMA não passa de "promessa".
A poderosa AT&T enviou seu diretor Chuck Dennis, para também defender o sistema TDMA. Na quinta-feira, os fornecedores do CDMA vão contra-atacar.

Texto Anterior: Eletrônicos e cimento têm venda excessiva
Próximo Texto: CCE investe R$ 75 mi e fará lavadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.