São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletrônicos e cimento têm venda excessiva

Avaliação é da Secretaria de Política Econômica

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Fazenda avalia que dois setores estão com vendas consideradas excessivas: eletroeletrônicos e cimento.
No caso dos eletroeletrônicos, as vendas são feitas principalmente por crediário e nas grandes lojas. Como se endividam agora, as pessoas devem ficar sem folga para novas dívidas no começo de 1997.
As vendas de cimento aumentaram porque o governo adotou ao longo do ano algumas medidas para reativar a indústria da construção civil. Nesse caso, o consumo deve se manter constante ou subir um pouco mais no próximo ano.
O crescimento das vendas verificado nos últimos três meses só foi possível porque houve uma oferta muito grande de crédito para compras parceladas. Isso não deve ser repetir em 1997 porque as dívidas precisam ser pagas.
Essa é a avaliação do secretário de Política Econômica da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, sobre o aumento das vendas do comércio nos últimos meses do ano.
Segundo expectativa da equipe econômica, esse crescimento não deve se repetir no começo de 97.
Os dados do governo mostram que as empresas não estão dando reajustes acima da inflação. Com isso, as pessoas têm dificuldades em assumir novas dívidas sem pagar as feitas ao longo do ano.
13º salário
O governo diz não estar preocupado nem mesmo com o pagamento do 13º salário a partir de amanhã. Argumento: boa parte desse dinheiro será usado no pagamento de dívidas já feitas -cheque especial e cartão de crédito, por exemplo.

Texto Anterior: Licitação aberta
Próximo Texto: Múltis discutem celular digital em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.