São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Betinho defenderá agenda social 2004 junto ao COI

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, vai dizer nesta semana ao presidente da comissão de avaliação das cidades candidatas para abrigar a Olimpíada de 2004, o alemão Thomas Bach, que a Agenda Social Rio 2004 é a "grande chance de mudar a cara da cidade".
A idéia do encontro entre os dois nasceu na 10ª Assembléia dos Comitês Olímpicos Nacionais, semana passada, em Cancún (México).
Bach disse ao diretor-geral do Comitê Rio-2004, Antonio Carlos Yazeji Cardoso, que uma ONG (organização não-governamental) brasileira enviou correspondência se opondo à candidatura carioca.
O alemão perguntou ao brasileiro se a oposição interna é grande.
Yazeji contou que as maiores ONG's do país apóiam o projeto olímpico do Rio e citou Betinho, narrando a trajetória do sociólogo.
Como Bach quis conhecê-lo, será marcado o encontro. A comissão chega quinta-feira ao Rio para analisar as condições da cidade.
Betinho foi o idealizador da agenda social que associa a realização dos Jogos de 2004 no Rio a progressos sociais, como urbanização de todas as favelas e habitação para as pessoas que hoje vivem nas ruas.
Ele condicionou seu apoio à candidatura à encampação da agenda pelo Comitê 2004, que a adotou.
"Direi que o que diferencia o projeto do Rio do de todas as outras cidades é a agenda social."
"Até aqui, na história das Olimpíadas, os benefícios para as pessoas foram indiretos. Pela primeira vez, será direto, radical."
"É a grande chance de lutar contra a miséria. Sem agenda, não quero os Jogos. Aí, podem levá-los para onde quiserem", disse.

Texto Anterior: Estranhos campeões
Próximo Texto: Presidente da Uefa é acusado de racismo; Federação não aceita recurso de austríacos; Chapecó, invicto, pega Flamengo na Superliga; Palmeiras sai na frente no playoff do basquete; Em Imola, Diniz testa pneus da Bridgestone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.