São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Micro unplugged se liga por rádio e infravermelho

Tecnologia sem fio simplifica o uso do computador doméstico

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cabos, conectores, parafusos, instalação, configuração. Tudo isso tende a deixar de preocupar o usuário doméstico de computadores e ir literalmente para os ares.
Por raios infravermelhos ou radiofrequência, a tecnologia de comunicação sem fio, presente no controle remoto da TV e nas grandes empresas, se aproxima do PC.
Teclados e mouses sem fio começam a aparecer em modelos de computador feitos para comandar o entretenimento da família.
Tais PCs são projetados para surfar na Internet, atender telefone, reproduzir sons e imagens com qualidade de cinema e, mesmo assim, não dar trabalho ao usuário, que pode comandá-los do sofá.
Fazem parte desse grupo, nos EUA, o Destination, lançado pela Gateway 2.000 no primeiro semestre, o NetTV, à venda pela NetTV desde agosto, e o Aptiva Serie S, da IBM, recém-chegado às lojas.
Para o consumidor brasileiro, esses modelos ainda não serão presente para este Natal. A indústria ainda está na fase de capacitar os fornecedores dos componentes.
Enquanto o computador de sofá não chega, já dá para ir se divertindo com diversos produtos sem fio.
Alguns modelos de micro dispõem de controle remoto, vários com função de mouse integrada.
Há impressoras, notebooks e micros de mesa que transferem dados para outros computadores e periféricos sem necessitar de cabos.
Mas, como outras, essa tecnologia tem lá suas imperfeições. Há limite de distância entre o PC e os periféricos, e sempre pode acontecer alguma interferência.

LEIA MAIS sobre comunicação sem fio na pág. 5-10

Próximo Texto: Medidas que podem proteger sua privacidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.