São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Photoshop' muda e divide os usuários

Versão 4.0 beta automatiza trabalho repetititvo

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até o final do ano, a Adobe deve começar a vender a versão 4.0 para Macintosh do "Photoshop" ao preço de US$ 895 (EUA).
Uma versão beta, que está circulando entre os usuários do programa, já causa polêmica.
Essas imagens precisam ter o tamanho, as cores e as resoluções reduzidos e os formatos alterados para .GIF ou .JPEG, os padrões da Web. Esse é um trabalho cansativo e repetitivo.
O "Photoshop 4.0" traz uma paleta chamada Actions, que permite automatizar esse trabalho de maneira simples e intuitiva. Você clica em um botão e ele grava todas as alterações feitas em uma imagem. Essas alterações (editáveis) podem ser aplicadas automaticamente em outras imagens.
Inalteradas
O "Photoshop" continua sendo um programa destrutivo com um único mundo.
Isso significa que as mudanças são feitas na imagem original e só um passo pode ser revertido. Dois erros e adeus original.
Além de múltiplos mundos, a edição por proxies, uma grande vantagem de programas concorrentes, também não foi implementada no programa da Adobe.
Os proxies permitem que uma imagem de 80 Mbytes seja editada em baixa resolução e depois "renderizada" em alta resolução. Isso reduz a necessidade de memória e torna o programa mais rápido.
Outras mudanças são a paleta Navigator, que permite visualizar uma imagem grande enquanto se trabalha em um detalhe; os Adjustment Layers, que corrigem cor, curvas, brilho etc. sem alterar o original; e a possibilidade de se criar uma marca d'água para proteger autoralmente a imagem digital.

Texto Anterior: Nova versão do "FreeHand" utiliza trunfos dos adversários
Próximo Texto: Para o ano 2000; Impressora e cartucho; Alta demanda; Sistema operacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.