São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentação também é importante

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para que corra tudo bem no dia da prova é necessário que o candidato tenha alguns cuidados com a alimentação.
"O vestibulando deve ingerir alimentos de fácil digestão e absorção", explica a nutricionista Sandra Chemin.
Para o dia do exame, ela recomenda uma dieta composta de alimentos com carboidratos complexos, como cereais (de preferência integrais) e massa (sem muito tempero). "Além disso, o candidato deve abusar de frutas e legumes e beber grande quantidade de líquido."
Os carboidratos complexos fornecem aproveitamento energético imediato. Já as frutas servem para repor a perda de vitaminas hidrossolúveis pela transpiração. "O estresse aumenta a transpiração e não se perde só água, mas vitaminas também."
O vestibulando deve almoçar por volta das 11h30. "Com esses tipos de alimentos, em duas horas ele não terá mais a sensação de estômago cheio", diz Sandra.
Alimentos de difícil digestão, como feijoada ou frituras, devem ser evitados. "Eles podem causar sonolência, fermentação (degradação de carboidratos formando gases) e desconforto gástrico (estômago 'pesado')."
Para comer durante o exame, Sandra recomenda uma fruta, suco em caixinha ou um copo d'água. Bebidas isotônicas também são bem-vindas, pois tem fácil absorção.
Treinamento A professora de nutrição da USP Midori Ishii aconselha o vestibulando a treinar o horário da refeição pelo menos três dias antes da prova.
"Se ele comer em um horário a que não está habituado, vai se sentir mal", diz Midori.
Ainda nos dias anteriores ao exame, Midori recomenda que o candidato beba água entre as refeições para já ir se hidratando.
Outra recomendação importante é não sair de casa em jejum. Pode causar tontura e mal-estar.
Quanto à famosa ansiedade, o psiquiatra Márcio Bernik, diz que o candidato tem de perder a fantasia de que, se a tiver, vai rolar um "branco". "Em níveis moderados, a ansiedade melhora a memória e a atenção."

Texto Anterior: A inveja é uma m...
Próximo Texto: ENDEREÇOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.