São Paulo, quinta-feira, 21 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Hormônio reduz mal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O hormônio feminino estrógeno pode ajudar mulheres que sofrem do mal de Alzheimer a recuperar a memória e a concentração.
A pesquisa, realizada por Sanjay Asthana e colegas no Hospital dos Veteranos dos EUA e na Universidade de Washington (EUA), analisou durante 13 semanas seis mulheres portadoras do mal. O estudo foi apresentado ontem no encontro da Sociedade de Neurociência em Washington. Esse é o segundo estudo recente que liga o estrógeno ao mal de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa.
As mulheres receberam o hormônio por meio de uma pomada durante as oito primeiras semanas. Testes neurológicos mostraram que a capacidade de concentração e a memória aumentaram. Mas os efeitos diminuíram quando as doses da substância cessaram.
"As descobertas são promissoras. Este trabalho forma as bases para futuras pesquisas", disse Asthana.
Os cientistas tiveram a idéia do tratamento quando viram os resultados de uma pesquisa em que mulheres que tomaram o hormônio depois da menopausa tiveram os riscos de desenvolver o mal de Alzheimer reduzidos em até 40%.
"Aquilo realmente nos impressionou", disseram.

Texto Anterior: Menos ozônio multiplica casos de câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.