São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha se aproximou mais dos resultados finais do 2º turno

Veja comparação dos levantamentos dos vários institutos

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os institutos que pesquisaram a intenção de voto à véspera do segundo turno, o Datafolha foi o que mais se aproximou das porcentagens saídas das urnas nas capitais dos Estados e no interior de São Paulo -onde o instituto realizou pesquisas.
Foi o que aconteceu no Rio, Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande e São José dos Campos.
O Ibope chegou mais próximo dos resultados em quatro daqueles municípios -Florianópolis, São Luís, Campinas e São Paulo.
Em São Bernardo do Campo, Sorocaba e Santos, o Datafolha foi o único a fazer pesquisas de véspera, o que impede que seus resultados sejam comparados aos de institutos concorrentes.
Essa comparação não leva em conta as pesquisas realizadas no próprio dia 15 de novembro. O Datafolha fez pesquisa de boca-de-urna só em São Paulo.
No caso, apenas dois institutos fizeram esse levantamento e obtiveram resultados igualmente precisos.
O Datafolha previu que Celso Pitta (PPB) teria 58% dos votos. O Ibope previu 56%. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 57,37%.
Para Erundina (PT), o Datafolha previu 34% e o Ibope, 35%. O resultado foi 34,74%.
Essa e outras comparações não levam em conta a margem de erro com que os institutos operaram.
Um instituto que hipoteticamente anunciasse uma margem de erro de cinco pontos, para mais ou para menos, poderia ter previsões supostamente mais precisas do que um outro que, por entrevistar mais eleitores, tivesse trabalhado com uma margem de erro menor.
Em Ribeirão Preto, tanto o Datafolha quanto o Ibope, em suas pesquisas de véspera, indicaram Sérgio Roxo (PT) e não Luiz Roberto Jábali (PSDB) à frente das intenções de voto.
Os dois institutos retrataram um quadro que provavelmente se modificou na última hora. O candidato petista saiu-se mal nos dois últimos debates, e seu adversário ainda obteve 15 minutos de direito de resposta em seu último horário eleitoral.
O Datafolha também indicou empate técnico com probabilidade de vitória de candidatos que foram derrotados em Santos e Sorocaba.
Nos dois casos, as intenções de voto que o Datafolha registrou nos dias que precederam o segundo turno foram modificadas pelo efeito de agressões verbais, desempenho desigual em debates e peso dos indecisos.

Texto Anterior: Fonte extra pode explicar
Próximo Texto: Os futuros Banerjs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.