São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia frustra atentado de irlandeses

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Um caminhão-bomba contendo 275 kg de explosivos foi "desarmado" ontem pela polícia de Londonderry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte.
Ontem, por volta das 12h, uma pessoa ligou para vários jornais da Província avisando sobre o caminhão e dizendo pertencer ao Irish Continuity Army, um grupo que luta pelo fim do domínio britânico no Reino Unido.
O caminhão-bomba estava estacionado ao lado da sede da RUC (polícia norte-irlandesa) de Londonderry. Centenas de pessoas foram retiradas dos prédios nas rendondezas.
Policiais usaram um robô para retirar os explosivos, que estavam empacotados em pequenos sacos plásticos. A polícia ainda não confirmou que tipo de explosivos estavam nos sacos.
O Irish Continuity Army é constituído, em sua maioria, por dissidentes do IRA (Exército Republicano Irlandês), insatisfeitos com a performance do Sinn Fein -o braço político do IRA- nas negociações de paz com o governo britânico.
Londonderry é a segunda maior cidade do Ulster e tem maioria católica e anti-Reino Unido. A Província, no entanto, é de maioria protestante: 38,4% são católicos e 50,6%, protestantes.
Esse é o segundo incidente na Irlanda do Norte em menos de 90 dias. No dia 9 de outubro, a explosão de um caminhão-bomba deixou 31 pessoas feridas em uma base norte-irlandesa do Exército.
"Cada vez que ocorre um novo incidente, o processo de paz fica mais ameaçado", disse Marjorie Mowlan, representante da oposição para a Irlanda do Norte.

Texto Anterior: Explosão provoca 18 mortes em Porto Rico
Próximo Texto: Explosão provoca 20 mortes em Porto Rico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.