São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão provoca 18 mortes em Porto Rico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma explosão ocorrida na manhã de ontem num edifício de um centro comercial de San Juan (capital de Porto Rico) matou pelo menos 18 pessoas e deixou outras 30 feridas.
As autoridades porto-riquenhas acreditam que a explosão tenha sido causada pelo vazamento de gás em uma loja de sapatos no térreo do edifício de cinco andares.
Outros dois edifícios foram afetados pela explosão.
A polícia e o corpo de bombeiros de San Juan ainda trabalham na remoção dos destroços e na procura de vítimas.
Equipes de resgate disseram que muitos dos feridos estão em estado grave.
"Nós temos quatro ou cinco pacientes que estão sendo mantidos vivos com aparelhos de respiração artificial e vários outros com queimaduras graves", disse a secretária de Saúde do Estado associado aos EUA, Carmen Feliciano.
Foi lançada uma convocação para que doadores de sangue se dirijam aos hospitais onde estão sendo atendidos os feridos.
Destruição
O edifício comercial ficou praticamente destruído. A explosão abriu um buraco de 16 metros de largura na lateral do prédio, localizado no bairro de Río Piedras.
Janelas foram destruídas num raio de 200 metros do local do acidente. O edifício destruído ficava próximo a uma praça movimentada, utilizada como terminal de veículos de lotação.
Muitas pessoas circulavam na área quando ocorreu a explosão. Na região, normalmente muito movimentada, centenas de pessoas faziam suas compras de Natal.
Segundo Pedro Toledo, superintendente da polícia, a causa do acidente teria sido um vazamento de gás no sótão da loja.
Gás
A polícia e os bombeiros afirmaram que vários funcionários da companhia de gás trabalhavam na área quando ocorreu a explosão.
Um dos proprietários da loja de calçados, Humberto Vidal, afirmou que a companhia de gás esteve anteontem no sótão do edifício, tentando consertar um vazamento em um reservatório.
Toledo comparou a cena com a explosão ocorrida em Oklahoma (EUA) em abril de 1995, a qual causou a morte de 168 pessoas.

Texto Anterior: Fogo mata 39 em prédio de Hong Kong
Próximo Texto: Polícia frustra atentado de irlandeses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.