São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fertilização artificial é mais díficil após 35

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As chances de que a fertilização in vitro (na proveta) possa ajudar mulheres a engravidar caem em pacientes acima de 35 anos, segundo estudo publicado na última edição da revista "The Lancet".
O pesquisador Allan Templeton, da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), pesquisou 37 mil tentativas de fertilização in vitro. Entre as mulheres de 25 anos, 16% tiveram sucesso depois de um ciclo de tratamento. Nas de 30 anos, houve êxito em 17% dos casos.
A taxa cai para 14% entre as mulheres de 35 anos e para 7% entre as de 40. Apenas 2% das mulheres conseguiram engravidar por esse método aos 45 anos.
Mulheres que já haviam engravidado antes da tentativa de fertilização in vitro têm mais chance de êxito. Cada fracasso reduz a taxa de êxito em tentativas posteriores.
Aborto
O número de abortos no primeiro trimestre de 1996 aumentou 6,7% no Reino Unido.
Em outubro de 1995, o governo havia lançado um alerta sobre os perigos de as pílulas anticoncepcionais contendo os hormônios desogestrel ou gestodena causarem trombose (formação de coágulos dentro de vasos sanguíneos).

Texto Anterior: Justiça investiga campanha de Ieltsin
Próximo Texto: Rússia pode vetar candidato à ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.