São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz militar italiano manda soltar nazista

Hass deve ser julgado por tribunal civil

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A prisão domiciliar do ex-major da SS Karl Hass foi revogada ontem pela Justiça militar da Itália. O caso deve ir para a Justiça civil.
O juiz militar Giuseppe Mazzi não aceitou a acusação do promotor Antonio Intelisano e deferiu a petição dos advogados dos parentes das vítimas para que o caso fosse transferido para a competência civil. Uma ordem de prisão da Justiça civil pode sair em breve.
Hass, 84, é acusado de participar, com seu ex-subordinado Erich Priebke, do massacre de 335 pessoas durante a 2ª Guerra Mundial, o pior da Itália.
O ex-major estava vivendo sob prisão domiciliar. Ele se recuperava de várias fraturas na bacia. Hass havia pulado de uma sacada para não testemunhar no processo de Priebke.
O processo de Priebke terminou com uma decisão controversa. Ele foi considerado culpado por múltiplos assassinatos, mas seu crime já havia prescrito. A Corte de Cassação da Itália, o mais alto órgão do poder judiciário do país, anulou a sentença e determinou que Priebke fosse julgado novamente.

Texto Anterior: Rússia pode vetar candidato à ONU
Próximo Texto: Reino Unido planeja rastrear menor infrator; Pistoleiros amarram e matam sete em Taiwan; Ministro admite elo com agente alemão; Surge terceiro grupo guerrilheiro no México; Ex-parceira de Chacal é suspeita de atentado; Democratas devolvem nova doação eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.