São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do DF estabelece 'cotas' em sua propaganda

RICARDO AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador Cristovam Buarque (PT) assinou decreto tornando obrigatória a representação das diversas etnias em toda a propaganda institucional do Governo do Distrito Federal.
As propagandas vão retratar a proporcionalidade de 54,36% de brancos, 40,11% de pardos, 4,93% de negros e 0,11% de índios -segundo o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 95.
O decreto prevê também a inclusão do quesito "cor" nos questionários das pesquisas realizadas por órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal.
"Isso não era intencional, mas acontecia. Quando apareciam negros, por exemplo, normalmente eles estavam representando uma situação de miséria", contou.
Ele explicou que a publicidade do DF é feita por quatro agências, que seguem a tendência do mercado. "Felicidade é um menino louro comendo, por exemplo."
"O conteúdo do decreto já foi passado para as agências e elas concordaram que a iniciativa é razoável", disse.

Texto Anterior: Dersa fecha pista da Bandeirantes por 5 h; Reverendo dos EUA visita hospital em SP; Celso Pitta passeia e faz compras em Paris; Disque-fumaça tem 323 denúncias no mês
Próximo Texto: Russo registrou adotivo como legítimo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.