São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Encomendas de Natal crescem 30% sobre 95
MAURO ZAFALON
A aposta nesse aumento de consumo está baseada principalmente na entrada de novas faixas de renda na cadeia de consumo. Ou seja, o aumento deve vir mais forte da periferia da cidade. Já o consumo na classe média deve seguir os padrões tradicionais. É o caso da Rede Barateiro de Supermercados. José Augusto Santana, diretor presidente da rede, diz que, na média, as compras de Natal devem superar em 20% as do ano anterior. Em alguns casos, as encomendas chegam a 30% acima das do Natal de 95. O Barateiro aposta em crescimento de 30% nas vendas de peru e de chester. Quanto às bebidas, a previsão é de crescimento de 22%. As expectativas de boas vendas estão baseadas também na facilidade de crédito que os consumidores vão ter. Os supermercados estão aceitando desde tíquetes-refeição a cheques pré-datados. Atualmente, em algumas redes, até 30% do faturamento vem de vendas a crédito. Quanto aos preços, nesta semana o Datafolha registrou desencontros entre a tendência nos supermercados e nos hipermercados. No primeiro caso, os preços caíram, em média, 0,37%. Já nos hipermercados houve aumento de 1,61%. O desencontro de tendência foi causado pelas carnes e pelo fim das promoções em algumas redes de hipermercados. Nos supermercados, os preços da carne estão em queda, acompanhando o comportamento dos preços do boi no pasto. Em média, nos supermercados os preços caíram 0,9%. Já nos hipermercados houve alta de 4,9%, com destaque para o alcatra (mais 7%). A pesquisa do Datafolha abrange cem itens e é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo nos setores de alimentação, produtos de limpeza e de higiene. Nesta semana foram feitas 7.224 tomadas de preços. Texto Anterior: Visa vai testar em Campinas cartão que substitui dinheiro Próximo Texto: Malan quer que país seja ouvido na OCDE Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |