São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duma quer saída de assessor de Ieltsin envolvido em escândalo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os deputados russos pediram ontem ao presidente Boris Ieltsin que suspenda o seu principal assessor, Anatoli Tchubais, enquanto ele é investigado por participação em supostas irregularidades na campanha eleitoral que levou à reeleição de Ieltsin.
O mesmo pedido -que não tem força de lei- foi feito em relação ao vice-premiê Viktor Iliuchin. A Duma (câmara baixa do Parlamento) é dominada pelos neocomunistas, grupo que perdeu o segundo turno das eleições presidenciais para Ieltsin.
Iliuchin e Tchubais negam qualquer irregularidade durante a campanha. Anteontem, a Procuradoria do país autorizou uma investigação nas contas da campanha.
A resolução foi tomada por 263 votos a 0, com 1 abstenção -186 deputados não votaram, o que favorecia o governo.
US$ 500 mil
A investigação contra Tchubais foi iniciada com base em uma fita divulgada pelo jornal "Moskovski Komsomolets". Na conversa, supostamente travada em 22 de junho, Tchubais e Iliuchin discutem formas de evitar uma investigação contra dois funcionários da campanha presos quando deixavam um prédio do governo carregando o equivalente a US$ 500 mil.
Durante a internação de Ieltsin para se preparar para uma cirurgia cardíaca, Tchubais se tornou um dos principais homens do país, ao lado do primeiro-ministro Viktor Tchernomirdin e do general Alexander Lebed (que acabou destituído).
Anatoli Tchubais foi um dos principais responsáveis pelo programa de reformas econômicas na Rússia pós-comunista.

Texto Anterior: Deputados contestam acordo em Belarus
Próximo Texto: Cuba aceita padres italianos na ilha; Mãe de Di é condenada por dirigir embriagada; EUA elogiam projeto antidroga da Colômbia; Cientologista é condenado à prisão; Peru confirma compra para 'repor' arsenal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.