São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chomsky vê 'escândalo geral' no país

Linguista se reuniu com o MST

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O linguista norte-americano Noam Chomsky, 67, qualificou a questão agrária no Brasil de um "terrível escândalo".
Chomsky manteve um encontro, a seu pedido, com membros da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no final da tarde de anteontem, no Instituto Cajamar (na rodovia Anhanguera).
"A alta concentração da propriedade da terra faz parte do escândalo geral da sociedade brasileira, um país com uma pobreza enorme, apesar de seus imensos recursos naturais", afirmou.
Escravidão
Chomsky disse que solicitou um encontro com líderes do MST para "ouvir mais do que falar". Também queria conhecer de perto as pessoas que estão na linha de frente da luta contra a desigualdade da propriedade de terra no Brasil.
Chomsky disse que as razões para o impasse na questão agrária no Brasil são as mesmas da época da escravidão.
"Os donos de terra não querem abrir mão delas, assim como os senhores de engenho não queriam abrir mão de seus escravos."
Para ele, a saída é a luta. "A solução para a questão agrária é a mesma, a luta, que acabou com a escravidão", disse.
"Não é surpreendente, não há nada novo a respeito disso", afirmou Chomsky, um dos principais pensadores e críticos das questões políticas contemporâneas.
Chomsky está há uma semana no Brasil. Esteve no Rio e em São Paulo. Na capital paulista, fez palestras sobre política e linguística na USP (Universidade de São Paulo) e no Masp (Museu de Arte de São Paulo).
Chomsky, que é professor do renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology), disse que sua visita adiciona "profundidade humana" aos seus conhecimentos teóricos sobre o Brasil.
Ele fica no país até o dia 3 de dezembro. Hoje está em Brasília e vai ainda a Macéio e Belém.

Texto Anterior: Jackson elogia FHC e faz crítica a Tiririca
Próximo Texto: Missões podem voltar a aldeias indígenas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.