São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
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Reclamações contra agências de viagens/companhias aéreas

1993 - 127
1994 - 132
1995 - 238
1996 - 518*
*de janeiro a setembro

Principais problemas por atendimentos em 96
contratos - 195
má prestação do serviço - 106
devolução de valores pagos - 63
desaparecimento de mercadoria - 51
propaganda enganosa - 24

Antes de contratar os serviços da agência
. peça roteiros detalhados para várias agências e compare preços e condições
. verifique se a empresa escolhida está registrada na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)
. confirme com órgãos de defesa do consumidor se há registros de reclamação contra a empresa
. guarde uma cópia do roteiro, anúncio ou outro impresso que a agência fornecer

Exija por escrito
. todos os detalhes do roteiro que foram acertados verbalmente
. serviços ou passeios opcionais que não estão incluídos no preço do pacote
. condições do hotel (acomodação, categoria, localização)
. data e local de saída e chegada
. refeições incluídas no preço

* Eventuais cláusulas sobre alterações do roteiro, como mudança de hotel, cancelamento de passeios ou viagem e substituição de companhia aérea devem estar em destaque no documento

Os problemas
. quando for possível, registre o problema com fotografias e encontre testemunhas
. exija sempre nota fiscal
. caso o contrato não seja cumprido, reclame primeiro ao fornecedor, enviando uma carta à empresa -com aviso de recebimento- expondo o que ocorreu, o que você exige de indenização e um prazo para resposta. Se não resolver, recorra à Justiça
. causas que envolvam valores menores que 40 salários mínimos podem ser levadas ao Juizado de Pequenas Causas

Fontes: Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), advogados

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