São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996 |
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Reclamações contra agências de viagens/companhias aéreas 1993 - 127 1994 - 132 1995 - 238 1996 - 518* *de janeiro a setembro Principais problemas por atendimentos em 96 contratos - 195 má prestação do serviço - 106 devolução de valores pagos - 63 desaparecimento de mercadoria - 51 propaganda enganosa - 24 Antes de contratar os serviços da agência . peça roteiros detalhados para várias agências e compare preços e condições . verifique se a empresa escolhida está registrada na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) . confirme com órgãos de defesa do consumidor se há registros de reclamação contra a empresa . guarde uma cópia do roteiro, anúncio ou outro impresso que a agência fornecer Exija por escrito . todos os detalhes do roteiro que foram acertados verbalmente . serviços ou passeios opcionais que não estão incluídos no preço do pacote . condições do hotel (acomodação, categoria, localização) . data e local de saída e chegada . refeições incluídas no preço * Eventuais cláusulas sobre alterações do roteiro, como mudança de hotel, cancelamento de passeios ou viagem e substituição de companhia aérea devem estar em destaque no documento Os problemas . quando for possível, registre o problema com fotografias e encontre testemunhas . exija sempre nota fiscal . caso o contrato não seja cumprido, reclame primeiro ao fornecedor, enviando uma carta à empresa -com aviso de recebimento- expondo o que ocorreu, o que você exige de indenização e um prazo para resposta. Se não resolver, recorra à Justiça . causas que envolvam valores menores que 40 salários mínimos podem ser levadas ao Juizado de Pequenas Causas Fontes: Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), advogados Texto Anterior: Abav culpa não-credenciadas Próximo Texto: Analista diz que viu objeto em Coca Índice |
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