São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abrinq dá prêmio a entidades infantis

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Abrinq entrega hoje o Prêmio Criança 1996, instituído para homenagear entidades que atuam na área da infância.
Os vencedores são a AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa), de São Paulo, o Pacto de Minas Pela Educação (MG), o Iprede (Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade), do Ceará, e a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), do Distrito Federal.
A entrega do prêmio será às 20h30, na casa noturna Tom Brasil (rua Olimpíadas, 66, São Paulo).
O Pacto de Minas pela Educação cuida de crianças que têm problemas nos estudos.
Em salas cedidas por igrejas ou entidades sociais, voluntários dão assistência pedagógica e psicológica aos alunos.
Eles incentivam os meninos a estudar e tiram dúvidas sobre a lição aprendida. O objetivo da ação é zerar o número de crianças fora da escola e evitar a repetência.
Demostenes Romano, coordenador do Pacto, diz que "o pivetão" (pai de rua) foi um fracassado na escola. "Queremos prevenir isso", afirma.
A iniciativa começou pelo interior de Minas em 94. Hoje é aplicada em 14 municípios e em 3 bairros de Belo Horizonte, onde atende 80 crianças.
Fome
O Iprede cuida de crianças desnutridas em Fortaleza (CE).
Ele é o único centro de referência em desnutrição no Estado. Em dez anos de existência, o instituto já tratou mais de 80 mil crianças.
Com um ambulatório e um hospital com 50 leitos, o Iprede fornece remédios e alimentação para crianças desnutridas, incentivando o aleitamento materno.
A visita ao instituto é feita uma vez por semana. Nos casos mais graves, a criança fica internada.
O tratamento dura em média seis meses, com reincidência de casos de desnutrição menor do que 1%.
O Iprede também atua nas comunidades carentes, treinando lideranças comunitárias.
Noções básicas de saúde, nutrição e horticultura são ensinadas à população. O telefone para informações é (085) 271-1300.

Texto Anterior: Desalojado diz sofrer pressão para mudar
Próximo Texto: AACD trata e educa deficientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.