São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestinos bloqueiam via e irritam colonos

Ato cria tensão na faixa de Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Soldados de Israel e palestinos viveram um dia tenso ontem durante um protesto de motoristas na faixa de Gaza. Com apoio da polícia palestina, os árabes bloquearam uma estrada que dá acesso ao assentamento judaico de Netzarim.
A estrada é proibida para a circulação de palestinos desde um ataque suicida de um terrorista islâmico, em 1994.
Os motoristas palestinos ocuparam dois quilômetros da estrada, impedindo o acesso ao assentamento.
Jipes e blindados israelenses tomaram posição e ameaçaram atirar se os palestinos tentassem entrar na colônia. "Se essa estrada não for aberta, levará a problemas semelhantes àqueles da abertura do túnel", disse o ministro palestino da Justiça, Freih Abu Meden. Ele se referia à decisão israelense de abrir um túnel arqueológico sob mesquitas de Jerusalém, neste ano, o que causou violentos protestos e várias mortes.
Em represália ao incidente de ontem, colonos israelenses disseram que iriam bloquear a circulação de palestinos em estradas da Cisjordânia a partir de 6h30 de hoje (2h30 em Brasília), para provocar engarrafamentos.
Indiciados
Seis guardas de Israel foram indiciados ontem por agredir árabes.
Dois deles estão sendo processados por espancarem seis palestinos em outubro último. Um cinegrafista amador palestino gravou as cenas. A TV israelense as exibiu.
Outros quatro guardas de fronteira são acusados de baterem em Fadi Muhammad Chauar até o deixarem inconsciente.
Iasser Arafat, líder da Organização para Libertação da Palestina, lançou ontem uma luta contra os novos assentamentos israelenses.
O Egito disse que a política de assentamentos de Israel em territórios ocupados por árabes é uma violação de direito internacional. Segundo Binyamin Netanyahu, premiê de Israel, não existe autorização para novos assentamentos.

Texto Anterior: China e EUA acertam troca de visitas
Próximo Texto: DNA mantém enigma de Kaspar Hauser
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.