São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa aprova Itália no câmbio unificado

País pode integrar unificação monetária

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os 15 ministros das Finanças da União Européia aprovaram ontem em Bruxelas (Bélgica) a entrada da lira italiana no Sistema Monetário Europeu (SME).
A associação ao sistema por no mínimo dois anos é uma das exigências para participar da unificação monetária prevista para ocorrer em 99, com a criação do euro.
Os ministros se envolveram diretamente nas negociações depois que a reunião do Comitê Monetário Europeu, composto pelos presidentes dos bancos centrais e por funcionários dos ministérios das Finanças, não chegou a um acordo no sábado.
Oposição
A decisão só saiu depois de oito horas de negociação. Um funcionário da UE disse que é provável que a lira fique a uma cotação de 990 por marco alemão, mas os ministros ainda estavam confirmando a aprovação final de seus países.
A França liderou a oposição à entrada da lira. A Itália ofereceu inicialmente uma cotação de 1.010 liras/marco. Mais tarde baixou para 1.000 liras/marco. A maioria dos ministros, porém, exigiu que a moeda italiana ficasse a menos de 1.000 liras/marco, mais valorizada do que o valor praticado no momento. A Alemanha disse que não aceitaria uma "lira fraca".
O bloqueio à entrada da Itália no SME poderia representar um voto de descrédito na futura unificação monetária e uma falta de confiança no processo de saneamento da economia italiana.
A intervenção dos ministros revela que a decisão sobre a lira foi antes política que econômica.
O ministro das Finanças de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, disse antes do encontro que "este é um debate político".
O Sistema Monetário Europeu é um mecanismo pelo qual as moedas de países europeus se atrelam ao marco alemão, a mais forte.
Em 1992 a Itália foi expulsa do sistema porque desvalorizou a lira mais do que o permitido então.

Texto Anterior: EUA tentam livre comércio para computadores
Próximo Texto: Cidade da França faz plebiscito antimendigos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.