São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu abriga 200 pinturas de Van Gogh

ISABELLE SOMMA; MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em Amsterdã há três programas indispensáveis que podem ser feitos em apenas dois dias: o Rijksmuseum, o museu Vincent Van Gogh e a casa de Anne Frank.
O mais interessante deles é o museu Van Gogh, que tem o maior acervo do mundo de obras do pintor holandês, que se suicidou em 1890 aos 37 anos.
Apesar de ser um pouco caro para os padrões de viajantes econômicos (US$ 8), vale a pena fazer um sacrifício para conhecê-lo.
Nele estão expostos 200 quadros e 500 desenhos do pintor, correspondentes a diversas fases de sua obra. Há quadros desconhecidos, que nem por isso são menos maravilhosos.
As fortes e decididas pinceladas de Van Gogh são inconfundíveis. Assim como o famoso auto-retrato do pintor com uma faixa na cabeça, realizado pouco depois que ele mutilou sua orelha.
Van Gogh passou os últimos anos de sua vida em sanatórios do interior da França. De lá, ele trocou melancólicas cartas com seu irmão e confidente Theo. Algumas delas são exibidas no museu.
No andar térreo há ainda uma significativa coleção de obras que retrata a época em que o pintor viveu. Entre os artistas expostos estão Claude Monet, Henri de Toulouse-Lautrec, Camill Pissarro e Paul Gauguin.
Rembrandt
O Rijksmuseum é menos despojado e possui uma das mais importantes coleções de outro famoso pintor holandês, Rembrandt Van Rijn (1606-1669).
Reserve um bom tempo para passear por suas salas. Mas, principalmente, para admirar "Visão Noturna", um dos principais quadros de Rembrandt.
A casa de Anne Frank é um passeio obrigatório para quem leu "O Diário de Anne Frank", livro publicado em 1947, dois anos depois de sua morte.
O visitante fica conhecendo a história da família judia que se escondeu num cubículo, durante a Segunda Guerra Mundial, até ser descoberta pelos nazistas.
Mesmo quem não leu o livro fica curioso, tentando entender como uma adolescente conseguiu viver dois anos dentro de um espaço tão pequeno.
(IS e MV)

Museu Van Gogh - Paulus Potterstraat 7
Rijksmuseum -Stadhouderskade 42
Casa de Anne Frank - Prinsengracht 263

Texto Anterior: Cidade tem 3 casas brasileiras
Próximo Texto: Cervejaria promove boca-livre rápida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.