São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Guias entram nos mutirões
MARIA REGINA ALMEIDA
A Soletur é responsável por levar cerca de 8.000 turistas por mês a Porto Seguro na alta temporada. Os guias da empresa são o principal pivô da campanha. Eles é que se encarregam de anunciar a campanha aos turistas e de entregar sacos plásticos para colocação de lixo. Conforme a idéia é vendida aos visitantes, os resultados acabam sendo muito satisfatórios. O pedido de um guia a um grupo de turistas resultou na não-aquisição de conchas e corais, vendidos abertamente pelos nativos. Uma das bases da campanha da Soletur é tentar impedir a compra desses produtos pelos turistas, para desestimular o comércio e impedir a depredação do ambiente. Outra guia, ao falar da importância da campanha a um grupo de turistas adolescentes, fez com que, por iniciativa própria, fosse formado um "mutirão de limpeza". "Eles passaram pela praia juntando todo o lixo deixado por outros turistas", conta a guia Léia Souza Cruz, 24. O técnico de laboratório Divando Calixto Filho, 44, de Ribeirão Preto (SP), disse que a iniciativa da campanha é ótima, pois ajuda na preservação. O bancário Luís Antonio Tronco, 36, de Araraquara (SP), também é favorável à idéia. Para ele, o conceito de qualidade tão propalado nas empresas deve ser usado com a mesma ênfase em se tratando de turismo. (MRA) Texto Anterior: Turismo sem controle ameaça Próximo Texto: Cidade depende do turismo para existir Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |