São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guias entram nos mutirões

MARIA REGINA ALMEIDA
DA ENVIADA ESPECIAL

A Soletur, com o apoio do Ibama, lançou em Porto Seguro a campanha Viajar é Preservar. O principal objetivo é incentivar a consciência ambiental no turismo.
A Soletur é responsável por levar cerca de 8.000 turistas por mês a Porto Seguro na alta temporada.
Os guias da empresa são o principal pivô da campanha. Eles é que se encarregam de anunciar a campanha aos turistas e de entregar sacos plásticos para colocação de lixo.
Conforme a idéia é vendida aos visitantes, os resultados acabam sendo muito satisfatórios.
O pedido de um guia a um grupo de turistas resultou na não-aquisição de conchas e corais, vendidos abertamente pelos nativos.
Uma das bases da campanha da Soletur é tentar impedir a compra desses produtos pelos turistas, para desestimular o comércio e impedir a depredação do ambiente.
Outra guia, ao falar da importância da campanha a um grupo de turistas adolescentes, fez com que, por iniciativa própria, fosse formado um "mutirão de limpeza".
"Eles passaram pela praia juntando todo o lixo deixado por outros turistas", conta a guia Léia Souza Cruz, 24. O técnico de laboratório Divando Calixto Filho, 44, de Ribeirão Preto (SP), disse que a iniciativa da campanha é ótima, pois ajuda na preservação.
O bancário Luís Antonio Tronco, 36, de Araraquara (SP), também é favorável à idéia. Para ele, o conceito de qualidade tão propalado nas empresas deve ser usado com a mesma ênfase em se tratando de turismo.
(MRA)

Texto Anterior: Turismo sem controle ameaça
Próximo Texto: Cidade depende do turismo para existir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.