São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangélicos prometem defesa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes evangélicos distribuíram ontem manifesto em que se comprometem a lutar pelos direitos dos índios e a respeitar sua cultura, crenças e tradições.
O manifesto foi distribuído na abertura do seminário "Missões Religiosas e Sociedades Indígenas", promovido pela Funai (Fundação Nacional do Índio).
O objetivo da fundação é rever instrução normativa de 1994 que restringiu o ingresso de novas missões religiosas em áreas indígenas e proibiu a distribuição de textos bíblicos traduzidos para as línguas nativas.
"Reconhecemos o direito dos índios à terra e que temos tratado pouco sobre o assunto", disse o evangélico Enoque de Faria, da Associação das Missões Transculturais Brasileiras.
Biraci Brasil, líder dos yawanawás (AC), disse à Folha que expulsou uma missão evangélica da aldeia que não apoiava a luta pela demarcação da área indígena.
"Os pastores diziam que não deveríamos lutar pela terra, mas sim pela salvação da alma", disse ele.
O seminário, que será concluído hoje, não contará com representantes das comunidades indígenas onde atuam as missões.
"O seminário teria de ser mais prolongado. Isso para nós e para os índios é sempre muito complicado", disse o presidente da Funai, Júlio Gaiger.

Participam do evento representantes das missões religiosas, da Procuradoria Geral da República e da Associação Brasileira de Antropologia, além de funcionários da Funai.

Texto Anterior: Dúvida do Exército atrasa operação
Próximo Texto: Sem-terra bloqueiam estrada por 4 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.