São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe de aluno faz greve de fome para manter pré-escola da Lapa

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A mãe de aluno Elisa Toneto de Carvalho iniciou ontem, às 6h, uma greve de fome. O objetivo do protesto é pressionar o governador Mário Covas para que receba em audiência uma comissão de mães de estudantes da pré-escola da Escola Estadual Dr. Edmundo de Carvalho.
O jejum é parte da campanha de mães da escola -mais conhecida como Experimental da Lapa (zona oeste)- para manter a pré-escola, que atende atualmente cerca de 300 crianças.
Hoje, as mães do colégio têm reunião na Secretaria de Estado da Educação para discutir a questão. Mas a secretaria não está disposta a recuar no fechamento da escola.
A pré-escola da Experimental é a última mantida pelo governo do Estado -que na década passada chegou a ter 90 mil alunos pré-escolares.
O problema é que a Constituição de 1988 prioriza a manutenção desse nível de ensino pelos municípios, e não pelo Estado.
Na semana passada, a secretaria publicou resolução que trata do calendário das matrículas, em que proíbe a abertura de vagas de pré-escola na rede estadual.
Segundo a secretaria, na região da Experimental há carência de vagas de 1º grau, área a que o Estado está dando prioridade.
A reportagem da Folha buscou posicionamento do governador Mário Covas sobre a solicitação de uma reunião com as mães do Experimental, mas não obteve resposta de sua assessoria de imprensa até as 19h de ontem.
Em geral, Covas tem delegado à secretária da Educação, Rose Neubauer, o posicionamento do governo em relação às questões envolvendo sua área.
"Nós votamos em Covas, e não em sua secretária da Educação", afirma Elisa Toneto. "Ele deveria ouvir a nossa posição, além da posição da secretária."
(FR)

Texto Anterior: SP reúne ONG para discutir escola pública
Próximo Texto: Faap divulga relação candidato/vaga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.