São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
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Novas lombadas e radares ampliam multas

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo vai receber, nos próximos 30 dias, mais 25 lombadas eletrônicas e 60 radares fotográficos.
Os contratos para a instalação dos equipamentos foram assinados ontem pelo prefeito Paulo Maluf e representantes dos consórcios de empresas vencedoras das licitações.
As lombadas multarão veículos que desrespeitarem o limite de velocidade nas vias em que forem instaladas -em especial em locais próximos a escolas e hospitais.
Os radares, instalados em esquema de rodízio, ficarão em ruas e avenidas com maior índice de veículos infratores.
Os dois sistemas, já em uso na cidade, funcionam com sensores instalados no solo, que acionam à distância uma câmera fotográfica. Ela registra a placa do veículo infrator.
A diferença é que as lombadas possuem alarme sonoro e luminoso, instalados em painéis sobre as calçadas, avisando o motorista de sua infração.
A prefeitura não vai pagar pela instalação dos equipamentos, já que as empresas vencedoras da licitação se comprometeram a implantar e a operar os radares e as lombadas, recebendo uma taxa sobre as multas efetivamente pagas.
Funcionamento
Hoje, há três lombadas eletrônicas em funcionamento -na avenida Nova Cantareira (zona norte), na estrada da Barreira Grande (zona sul) e na entrada do Túnel Sebastião Camargo (zona sul).
Há também vários radares em funcionamento, nas marginais e grandes avenidas (veja abaixo os locais onde serão instalados os novos equipamentos).
Neste ano, 99.433 veículos foram autuados em São Paulo por excesso de velocidade. As três lombadas eletrônicas são responsáveis por mais de 30 mil dessas multas, que custam R$ 70,76.
Segundo a SMT (Secretaria Municipal de Transportes), o número de pessoas mortas e feridas em acidentes de trânsito caiu 7,2% de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 95.
O secretário de Transportes, Carlos de Souza Toledo, acredita que parte do fenômeno pode ser atribuído à ação das lombadas e dos radares. Ele estima diminuição ainda maior para 97.
Desativação
No ano passado, os radares instalados na avenida Sumaré (zona oeste) foram desativados temporariamente.
Eles não tinham a aprovação do Inmetro (órgão responsável pela padronização dos aparelhos no país) e só foram religados depois de muita discussão.
Segundo a assessoria de imprensa da SMT, os novos equipamentos que serão instalados já foram aprovados pelo Inmetro.

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