São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojistas têm avaliações diferentes sobre vendas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas em novembro decepcionaram algumas redes de lojas, que chegaram a prever para o mês faturamento 20% maior do que o registrado em outubro.
A Lojas Bernasconi, por exemplo, esperava esse aumento para o período e ficou frustrada. "O que aconteceu foi uma queda de 20%", diz Victorio Bernasconi, diretor.
Resultado: a rede de lojas decidiu neste mês cancelar 20% do volume de pedidos de televisores, geladeiras, fogões, aparelhos de som e videocassetes.
As indústrias, conta Bernasconi, estão bem mais flexíveis nas negociações porque estão com estoques acima do programado. "Elas estão forçando a negociação."
Apesar da queda nas vendas neste mês, a Bernasconi acredita num bom mês de dezembro -que deve registrar faturamento 25% maior do que o de igual mês de 1995.
Para isso, a rede de lojas vai gastar mais com propaganda -tablóides e TV- e continuar oferecendo crediário de longo prazo -em até 24 meses.
O Magazine Luiza já prevê para dezembro faturar 20% mais do que em igual mês do ano passado.
Ao contrário da Bernasconi, o Magazine Luiza já vendeu em novembro 23% mais do que em igual mês de 1995.
"Achamos que muitos clientes vão usar o 13º salário para colocar as contas em dia, mas também vai ter mais consumo", afirma Eldo Moreno, diretor.
O Magazine Luiza, continua ele, vai continuar fazendo promoções como as desta semana: na compra de colchões, o cliente tem dez meses para pagar, com juros menores -de 3% ao mês. Na semana passada, a loja fez promoção de TVs.
A Lojas Cem também está otimista com o Natal e aposta nas campanhas promocionais. A empresa prevê para dezembro venda 60% maior do que a deste mês.
Natale Dalla Vecchia, diretor, diz que a inadimplência diminuiu e isso contribui para aumento do consumo. Os atrasos no pagamento de carnês superiores a 180 dias chegaram a representar 7% do faturamento a prazo e caíram para 3%.
A Lojas Renner espera para dezembro faturar 20% mais do que em novembro e 15% mais do que igual mês do ano passado.
(FF)

Texto Anterior: Bancos e lojas vão disputar o 13º salário
Próximo Texto: Farmácias dão mais prazo, a 4%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.