São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996 |
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Lojistas têm avaliações diferentes sobre vendas
FÁTIMA FERNANDES
A Lojas Bernasconi, por exemplo, esperava esse aumento para o período e ficou frustrada. "O que aconteceu foi uma queda de 20%", diz Victorio Bernasconi, diretor. Resultado: a rede de lojas decidiu neste mês cancelar 20% do volume de pedidos de televisores, geladeiras, fogões, aparelhos de som e videocassetes. As indústrias, conta Bernasconi, estão bem mais flexíveis nas negociações porque estão com estoques acima do programado. "Elas estão forçando a negociação." Apesar da queda nas vendas neste mês, a Bernasconi acredita num bom mês de dezembro -que deve registrar faturamento 25% maior do que o de igual mês de 1995. Para isso, a rede de lojas vai gastar mais com propaganda -tablóides e TV- e continuar oferecendo crediário de longo prazo -em até 24 meses. O Magazine Luiza já prevê para dezembro faturar 20% mais do que em igual mês do ano passado. Ao contrário da Bernasconi, o Magazine Luiza já vendeu em novembro 23% mais do que em igual mês de 1995. "Achamos que muitos clientes vão usar o 13º salário para colocar as contas em dia, mas também vai ter mais consumo", afirma Eldo Moreno, diretor. O Magazine Luiza, continua ele, vai continuar fazendo promoções como as desta semana: na compra de colchões, o cliente tem dez meses para pagar, com juros menores -de 3% ao mês. Na semana passada, a loja fez promoção de TVs. A Lojas Cem também está otimista com o Natal e aposta nas campanhas promocionais. A empresa prevê para dezembro venda 60% maior do que a deste mês. Natale Dalla Vecchia, diretor, diz que a inadimplência diminuiu e isso contribui para aumento do consumo. Os atrasos no pagamento de carnês superiores a 180 dias chegaram a representar 7% do faturamento a prazo e caíram para 3%. A Lojas Renner espera para dezembro faturar 20% mais do que em novembro e 15% mais do que igual mês do ano passado. (FF) Texto Anterior: Bancos e lojas vão disputar o 13º salário Próximo Texto: Farmácias dão mais prazo, a 4% Índice |
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