São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OIT considera idéia infundada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O estudo realizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) conclui que "não há provas" que confirmem que a desregulamentação do mercado de trabalho é a única saída para a crise do desemprego.
Os especialistas da OIT dizem inclusive que é "infundada" a idéia de que toda regulamentação tornaria o mercado de trabalho necessariamente mais rígido.
"É infundado dizer que a desregulamentação é uma solução ótima para o problema do desemprego", diz o relatório da OIT.
Michel Hansenne, diretor-geral da OIT, não concorda com aqueles que dizem que o desemprego é um problema que pode ser visto como consequência natural e inevitável das forças do mercado.
"É falsa e sem sentido a filosofia de que não se pode fazer nada para reduzir o desemprego", diz Hansenne.
Ele também critica aqueles que vêem como a melhor saída possível em um ambiente de competição crescente o "crescimento sem emprego".
Na África e em muitas regiões da Ásia, o desemprego e o subemprego aparecem amplamente, porém a OIT reconhece que possui poucos dados relativos à região.

Texto Anterior: 'Desregulamentação ampliará emprego'
Próximo Texto: BC volta a vender LTN e a comprar dólar ; Bolsas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.