São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terrorismo é levantado em Buenos Aires

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

O ponto fraco de Buenos Aires, o terrorismo, veio à tona logo no primeiro dia da visita da comissão avaliadora à cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2004.
"Segurança é um dos 19 critérios que verificamos. Queremos saber o que o governo está fazendo quanto a isso", afirmou Thomas Bach, chefe da delegação.
Buenos Aires foi alvo de dois atentados que ainda não tiveram seus responsáveis identificados.
Em 1992, explodiu a embaixada de Israel. Dois anos depois, foi a vez da Amia (Associação Mutual Israelita Argentina).
"O terrorismo é um mal universal. Há também na Alemanha e nos EUA", replicou o prefeito da capital argentina, Fernando de la Rúa.
A comissão do COI pousou no aeroporto Jorge Newbery às 14h45 e foi recepcionada por crianças e senhoras vestidas com os trajes típicos dos 15 países de origem dos 20 inspetores olímpicos.
A recepção foi discreta: a comissão saiu do avião ao som de uma banda militar e cumprimentou as autoridades presentes, tendo ao fundo um balão com o logotipo da candidatura (uma gaivota sobre os cinco anéis olímpicos).
Bach falou com a imprensa, depois todos entraram no ônibus que os levaria ao hotel.
"Não queremos sufocar os visitantes. Vamos dar o máximo de liberdade a eles", disse o prefeito de Rúa, perguntado pela recepção modesta para a comissão.
"Não tive tempo de aprender a sambar. Acho que também não conseguirei dançar tango", afirmou Bach, sobre sua visita ao Rio.
Os postes e os pontos de ônibus das principais avenidas estão decorados com os símbolos olímpicos, mas as 300 mil camisetas e bandeiras distribuídas pela organização ainda não se fizeram ver.
O país irá renovar seus deputados e senadores em 97, justamente quando acontecem o primeiro e o segundo turno para a eleição da sede dos Jogos de 2004.
"Não há vantagem política. Se vencermos, todos os partidos vão comemorar", nega De La Rúa.

Texto Anterior: Nuzman põe fim à euforia do Rio 2004
Próximo Texto: America's Cup traz a geração de 2004
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.