São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ChameckiLerner abre fase SP de festival

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os grupos ChameckiLerner, do Brasil, e Tanz Hotel, da Áustria, inauguram hoje, no Sesc Ipiranga, a fase paulista do 1º Festival Internacional de Dança (FID), que começou na terça-feira em Belo Horizonte.
Idealizado pela bailarina Adriana Mattos e a arquiteta Carla Lobo, o FID continua até 6 de dezembro.
A programação, que pretende revelar novas propostas da dança contemporânea, prossegue com a Cia. de Dança Burra (Brasil) e o grupo esloveno En-Knap (dias 28 e 29), Mehmet Sander Dance Company, da Turquia (dias 30 e 1º), Cie. Benoit Lachambre, do Canadá e Sasha Waltz & Guests, da Alemanha (dias 3 e 4), encerrando com CanDoCo Dance Company, da Inglaterra (dias 5 e 6).
A ChameckiLerner Cia. de Dança é dirigida pelas curitibanas Rosane Chamecki e Andréa Lerner, que moram desde 1989 em Nova York, onde fundaram o grupo três anos atrás.
No FID, ChameckiLerner apresenta até amanhã "Antonio Caído". O tema se baseia na história de Antonio, personagem que um dia, andando na rua, cai num buraco e morre.
Segundo Andrea Lerner, essa história aparentemente absurda serve de gancho para enfocar as armadilhas do destino. "Não se trata de uma coreografia narrativa. Na verdade, procuramos despertar sensações como ausência e fragilidade da vida", ela diz.
Ironia cercada de mistério e terror compõem o clima da coreografia que, no entanto, não recorre à teatralidade de gestos, textos ou palavras.
"Nosso trabalho é essencialmente físico. Para expressar sentimentos como o medo nos valemos, por exemplo, de movimentos perigosos. Por meio de uma leitura física da emoção, procuramos tirar o que há de supérfluo nos movimentos", explica a coreógrafa.
Além de Rosane e Andrea, o grupo ChameckiLerner inclui mais três bailarinos, os norte-americanos Brian Kepple e Cristi Latici, e o venezuelano Pedro Osório.
Dividindo o programa com ChameckiLerner, o grupo austríaco Tanz Hotel apresenta "Time Sailors", do coreógrafo e diretor da companhia Bert Gstettner.
Formado em 1994, o grupo explora uma linguagem interdisciplinar, com participação de músicos, arquitetos e artistas plásticos. "Em 'Time Sailor', realizamos uma metáfora sobre o tempo", afirma Gstettner.

Evento: Festival Internacional de Dança (FID)
Quando: hoje até 6 de dezembro, às 21h (exceção dia 1º, às 20h)
Onde: Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, tel. 273-1633)
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (estudantes e pessoas acima de 55 anos); grátis para comerciários
Workshops: inscrições e informações pelo tel. 273-1633 (com Simone)

Texto Anterior: 'Celebration' é presente para desafetos
Próximo Texto: "The Economist" analisa falta de novos pintores brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.