São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tricky sintetiza confusão dos anos 90

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Tricky, o rosto mais conhecido do trip hop, acaba de lançar no exterior seu novo álbum, "Pre-Millenium Tension". Juntando dissonância, escuridão, barulho, minimalismo, niilismo punk, esquisitice eletrônica e jazz alienígena, é a música mais contundente sobre a confusão dos nossos tempos desde "Sign 'o' the Times", de Prince.
Tricky está assumindo o papel de arauto pop do apocalipse. A faixa "Vent" cita o clássico rap "The Message", de Grandmaster Flash, no verso "Don't push me/ 'Cos I'm close to the edge" (Não me empurre/ Porque estou perto da beirada).
Se no original, a frase fazia parte de um grito desesperado do gueto nova-iorquino, com Tricky ela ganha conotação universal, se referindo à situação caótica e imprevisível do mundo dos anos 90.
A frase é também mais uma das muitas citações do disco às raízes rap de Tricky. Estas incluem covers de "Lyrics of Fury", de Eric B & Rakim, e "Bad Dream", de Chill Rob G.
É um disco difícil, amedrontador. Pode ser que seus extremismos em muitos momentos soem desagradáveis e até calculados, mas Tricky provou novamente ser um gênio na arte de bagunçar cabeças.
(CR)

Disco: Pre-Millenium Tension
Lançamento: Island (importado)
Preço: R$ 23, em média
Onde encontrar: London Calling (tel. 011/223-5300)

Texto Anterior: Brasileiros começam a investir no gênero
Próximo Texto: Brasil tem primeira compilação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.