São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta dificuldade de pagar aluguel

DA REPORTAGEM LOCAL

Para cada dois imóveis alugados na cidade de São Paulo, as imobiliárias estão recebendo de volta outro imóvel, cujo aluguel o inquilino já não consegue pagar.
Essa é a principal conclusão de pesquisa realizada no mês de outubro pelo Creci (Conselho Regional dos Corretores do Estado de São Paulo) em 294 imobiliárias.
Roberto Capuano, presidente do Creci, diz acreditar que a explicação para o fenômeno está na incapacidade da classe média em arcar com os aluguéis contratados.
"Muita gente alugou casa e apartamento, ainda com a memória inflacionária. Mas agora o valor real dos aluguéis se mantém e os salários estão congelados."
Áreas mais distantes
A pesquisa constatou que as 294 imobiliárias pesquisadas alugaram em outubro um total de 681 imóveis, entre casas e apartamentos, e receberam de volta 368.
Capuano avalia que a maioria dos imóveis devolvidos está sendo trocada por imóveis de aluguel menor, em locais mais distantes do centro da cidade.
Preços
A pesquisa do Creci informa ainda que o preço dos imóveis caiu em outubro em quase todas as regiões de São Paulo.
Porém, no caso das casas de um dormitório alugadas em outubro na região E, os preços tiveram alta de 8,5%. No maior aumento registrado, caso dos apartamentos de três dormitórios (região D), os preços subiram 18% em outubro.
Já o aluguel dos apartamentos localizados na região A (bairros como Alto de Pinheiros, Cidade Jardim, Morumbi e outros) caiu. No caso dos de três quartos, a queda foi de 16%.

Texto Anterior: Os controles públicos - 6
Próximo Texto: Imobiliárias terão de devolver taxas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.